Planejamento: Conferência Estadual das Cidades reune três mil participantes em São Paulo

Será nesta sexta-feira, dia 26

qui, 25/09/2003 - 19h48 | Do Portal do Governo

Cerca de três mil representantes dos Poderes Públicos Estadual e Municipal (Executivo e Legislativo), movimentos sociais e populares, ONGs, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, sindicatos, empresários e concessionários de serviços públicos de 555 municípios paulistas participarão da 1ª Conferência Estadual das Cidades. Eles discutirão os problemas de moradia, saneamento ambiental, transportes e mobilidade urbana no Memorial da América Latina, em São Paulo, nesta sexta-feira e sábado, dias 26 e 27.

A organização da Conferência Estadual das Cidades está sob a coordenação da Secretaria de Economia e Planejamento, com o apoio da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Fundação Prefeito Faria Lima – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) e Escritórios Regionais de Articulação e Planejamento (Erplans).

O credenciamento dos participantes será feito das 9h às 16 horas do dia 26. Às 11h30, será feita a abertura oficial da Conferência, na qual estarão presentes o ministro das Cidades, Olívio Dutra; os secretários nacionais de Programas Urbanos, Raquel Rolnik, e da Habitação, Jorge Hereda; os secretários de Estado de Economia e Planejamento, Andrea Calabi; da Habitação, Barjas Negri; dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes; da Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce; da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles; o presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Sidney Beraldo; e os presidentes da Emplasa, Marcos Campagnone, e do Cepam, Silvio Torres, entre outras autoridades.

A Conferência Estadual das Cidades tem como finalidade debater as teses das cidades paulistas que subsidiarão a formulação da política urbana nacional e eleger 222 delegados que representarão o Estado de São Paulo na 1ª Conferência Nacional das Cidades, que ocorre de 23 a 26 de outubro em Brasília, sob a coordenação do Ministério das Cidades.

Além de discutir a política urbana para o Brasil, a 1ª Conferência Nacional das Cidades tem outra tarefa muito importante: eleger e instalar o Conselho Nacional das Cidades, que terá, entre suas atribuições, alocar, regional e setorialmente, os recursos do Ministério das Cidades.


Evento:
Conferência Estadual das Cidades

– Data: 26/9/03 (11h30 às 19 horas) e 27/9/03 ( das 9 às 18 horas).
– Local: Memorial da América Latina
– Auditório Simon Bolívar – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda.

Confira a programação do evento

Sexta-feira – 26 de setembro de 2003

  • 9h às 16 horas – Credenciamento
  • 11h30 às 13 horas – Abertura, com a presença de autoridades
  • 13h às 14 horas – Almoço
  • 14h às 19 horas Plenária 1
    ‘Cidade para Todos: Habitação, Saneamento Ambiental, Transportes e Mobilidade Urbana’ e Conselho nacional das Cidades

    Sábado – 27 de setembro de 2003

  • 9h – 11 horas Plenária 2
    ‘Princípios e Diretrizes para a Gestão Urbana Democrática’

  • 11h – 12 horas – Almoço
  • 12h – 15 horas – Eleição de todos os segmentos
  • 15h – 19 horas – Plenária Final
    ‘Encerramento’

  • 19 horas – Show