Planejamento: Brasil é o país mais atrativo da América Latina para investimentos externos

De acordo com o ranking das multinacionais, o Brasil é 5º país mais atrativo do mundo e o mais atrativo da América Latina

ter, 06/09/2005 - 19h06 | Do Portal do Governo

Pesquisa da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento [Unctad], feita com multinacionais, especialistas e agências de promoção de investimentos, aponta que os investimentos diretos estrangeiros [IDE] devem continuar se expandindo, globalmente, no curto [2005-2006] e médio prazos [2006-2007].

De acordo com o ranking das multinacionais, o Brasil é 5º país mais atrativo do mundo e o mais atrativo da América Latina para recebê-los. China é o primeiro, seguido de Índia, Estados Unidos e Rússia.

No período 2005-2006, as fusões e aquisições serão mais comuns que os investimentos novos. Os Estados Unidos continuam a ser o principal investidor global, seguidos de Inglaterra, França, Alemanha, Japão e China. A novidade da pesquisa é que países emergentes também estão investindo no exterior, em geral, em países vizinhos.

Os serviços, particularmente turismo, telecomunicações e tecnologia de informação, devem predominar sobre os setores industrial e primário, embora os segmentos de produtos eletrônicos, automotivos e bens de capital também tenham perspectivas de crescimento.

Segundo a Unctad, os países em desenvolvimento precisam aproveitar as oportunidades de investimento, sem deixar de prestar atenção à sua qualidade, dada a feroz competição, no mundo, pela atração de recursos.

Da Secretaria de Economia e Planejamento