Pista do aeroporto de São Carlos será ampliada

Autorização para projeto executivo da obra foi dada pelo governador Geraldo Alckmin, na inauguração do Centro Tecnológico da TAM

qua, 21/11/2001 - 16h39 | Do Portal do Governo


A pista do aeroporto de São Carlos será ampliada para permitir pousos e decolagens de aviões de grande porte. A autorização para que o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) realize o projeto executivo da obra foi dada nesta quarta-feira, dia 21, pelo governador Geraldo Alckmin.

O anúncio da ampliação ajudou a incrementar a festa de inauguração do novo Centro Tecnológico da TAM Linhas Aéreas S.A., realizada nesta manhã em São Carlos.

Alckmin lembrou que o Centro foi construído com recursos exclusivos da empresa e que irá gerar empregos na região. “O Governo do Estado não aplicou recursos no Centro Tecnológico, mas será parceiro na ampliação da pista do aeroporto”, afirmou.

Atualmente, a pista tem 30 metros de largura e 1.400 metros de extensão. Para atingir a medida necessária é preciso que a extensão seja aumentada em 300 metros e a largura passe para 45 metros.

O presidente da TAM, Daniel Mandellli Martins, explicou que a construção do Centro foi dividida em três etapas e que apenas uma foi concluída. “Ao final, serão gerados quatro mil empregos na cidade”, destacou.

Segundo ele, nesta fase já implantada foram criados 500 empregos para realizar a manutenção de aeronaves da própria empresa, com capacidade para 150 passageiros. “Na segunda fase serão incluídos os aviões maiores e, no final, prestaremos serviços para outras companhias da América Latina”, disse.

O município de São Carlos foi escolhido para abrigar o Centro por causa da sua mão-de-obra especializada. A cidade é considerada a capital da tecnologia e abriga diversas universidades.

Para o prefeito Newton Lima Neto (PT), a quantidade de engenheiros e técnicos disponíveis foi um fator que influenciou a empresa na escolha. “Este Centro vai trazer um novo ciclo na cidade O projeto é mais do que um gerador de emprego e vai colocar São Carlos na rota das agências internacionais”, disse, referindo-se à meta da empresa de atender empresas aéreas da América Latina.

Também presente à cerimônia, o secretário-adjunto dos Transportes, Luís Carlos David, comentou que o Centro irá ampliar a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Estado. “Hoje, a manutenção do Airbus da TAM ocorre no exterior e é paga em dólar”, explicou. Segundo ele, as atividades do Centro vão segurar os recursos em São Paulo.

Valéria Cintra / Rogério Vaquero