Pista do Aeroporto de São Carlos será ampliada pelo Governo do Estado

Obra vai permitir que aeronaves de grande porte possam operar no aeroporto

qua, 21/11/2001 - 13h58 | Do Portal do Governo

São Carlos – Durante a inauguração do Centro Tecnológico da TAM nesta quarta-feira, dia 21,
em São Carlos, o governador Geraldo Alckmin autorizou o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) a fazer um projeto executivo para ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de São Carlos.

O protocolo de intenções para a ampliação foi assinado hoje entre o governo paulista e a TAM. O secretário-adjunto dos Transportes, Luiz Carlos David, explicou que a obra é necessária para o aeroporto receber aeronaves de grande porte, como o Airbus 330.

Atualmente, estes aviões não pousam em São Carlos porque a pista tem 30 metros de largura e 1400 metros de extensão. Para atingir a medida necessária é preciso que a extensão seja aumentada em 300 metros e a largura passe para 45 metros.

O governador autorizou ainda que as Secretarias de Ciência e Tecnologia e dos Transportes entrem em entendimento com a TAM para viabilizar a execução da ampliação. O investimento está em torno de R$ 6 milhões. Pelo acordo, a empresa se compromete a gerar 3,2 mil empregos diretos, implantar o Museu de Tecnologia e o Centro Tecnológico Aeronáutico de São Carlos.

Durante a cerimônia, o presidente da TAM, Daniel Mandelli Martins, pediu ao governador o apoio para a redução de tributos no transporte aéreo, com o objetivo de tornar as empresas do setor mais competitivas.

O governador se comprometeu a avaliar o assunto. ‘Neste Governo do Estado não teve aumento de carga tributária. Pelo contrário, reduzimos o ICMS de 188 produtos e serviços, mas vamos estudar o caso de leasing de avião e ver o que é possível fazer’, finalizou.

Valéria Cintra