Piracicaba sedia a IX Edição dos Jogos Regionais dos Idosos de 2005

Os Jogos Regionais do Idoso têm o apoio da Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer e do Banco Nossa Caixa

sex, 29/04/2005 - 20h01 | Do Portal do Governo


Muitos aplausos e alegria contagiante. Foi esse o clima da abertura dos Jogos Regionais dos Idosos (Jori), em Piracicaba, nesta sexta dia 29. Desfilaram cerca de 2500 atletas, com idade mínima de 60 anos, vindos de 57 municípios das regiões de Piracicaba e São João da Boa Vista. Promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, os Jogos têm o objetivo promover a integração das pessoas da terceira idade ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade dessa integração.

As competições são realizadas em todo o Estado. Em 2004, participaram cerca de 11 mil atletas de mais de 400 municípios, onde presidentes de fundos municipais desenvolvem atividades junto à Terceira Idade.

A pira olímpica foi conduzida e acesa por atletas Djanira Ana Cordélia Penteado, e João Almeida Faggione, ambos com 63 anos. O juramento foi feito pela atleta Anita Ramalho, 67 anos. O ponto alto da cerimônia de abertura foi o desfile de todas as delegações que, preparadas para a primeira prova da competição, estavam vestidas com temas de suas coreografias. Apresentadas ao som de músicas que vão de tango, MPB e bossa nova, a charleston e tradicionais canções japonesas, os idosos deram um verdadeiro show de amor à vida

As demais competições, que prosseguem neste sábado (30 de abril) e domingo (1º de maio), incluem as seguintes modalidades: coreografia, atletismo, natação, voleibol, dança-de-salão, além dos jogos de bocha, malha, buraco, dama, dominó e truco. A premiação será domingo, 1º de maio.

Os três primeiros classificados em cada modalidade garantem a vaga nos Jogos Estaduais do Idoso (JEI), que serão realizados no município de Praia Grande. Independente da classificação, todos os participantes receberão medalhas. Haverá entrega de troféus para os três primeiros colocados.

Novas políticas para a terceira idade

Com o aumento progressivo da expectativa de vida, é preciso um novo entendimento e comportamento em relação à terceira idade, defende a presidente do Fundo Social, Lu Alckmin. “Cabe aos governantes desenvolver ações que promovam a reintegração do idoso ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esse novo quadro que se apresenta”, afirma.

Torcedora entusiasta desses atletas, a primeira-dama do Estado ressalta que, mesmo quando não ganham a disputa, os participantes são vencedores, devido ao espírito fraterno e solidário que o esporte propicia. “A possibilidade da integração e participação do cidadão idoso no processo social valoriza seu potencial e toda a sua experiência de vida, respeitando, acima de tudo, a dignidade do ser humano e o exercício da cidadania”, enfatiza.

Um bom exemplo é o atleta João Almeida Faggione, 63 anos, de Piracicaba, mais conhecido como Foca por nadar muito bem. Praticante dessa modalidade desde os 14 anos, nada todo dia 2 mil metros após a prática de uma hora de musculação. Foi integrante 5 vezes da seleção brasileira de nado borboleta, ganhou vários campeonatos e chegou a bater 17 recordes em um dia. Há 6 anos participa do Jori, que, para ele, significa muito estímulo e ânimo para a terceira idade. Ele se inspira na nadadora Maria Lenk, recordista mundial de natação, que, aos 91 anos, ainda pratica o esporte. Muito animado, Faggionediz que aqueles que assistem aos jogos, inclusive os jovens, acabam se contagiando com o mundo esportivo, que envolve saúde e uma vida ativa.

Lu Alckmin observa que “ao fazer parte de uma equipe, as pessoas têm uma nova visão de si mesmas e resgatam sua auto-estima, melhorando seu convívio social”, destacando também a valorização da prática esportiva como fator de promoção de saúde e bem estar.

“É maravilhoso participar do Jogos. Dançando a gente vai para as nuvens. Entramos no salão nos sentimos jovens. A vontade é só de vencer e levar o título de campeão para nossa cidade” afirma Felício Ladang, 74 anos, que ao fazer par com sua esposa Clementina Ladang, 69 anos, concorre na modalidade dança de salão, além de participar da categoria coreografia por Piracicaba.

Para Félix Lepe, 63 anos, participante da equipe de vôlei do município de Campinas, conquistar amigos é o mais importante dos jogos. Vencedor em sua modalidade, ele diz que jogando tem a sensação de voltar aos 15 anos, com muita energia e garra de viver. Já para seu amigo Eusébio Calixto dos Santos, 60 anos, os Jogos do Idoso resgatam a auto estima e renovam o sentimento de vigor.

Próximos jogos

As próximas competições serão realizadas nos dias 13 de maio, em Batatais, reunindo atletas das regiões de Ribeirão Preto, Araraquara e Franca; dia 10 de junho, em Dracena (regiões de Adamantina e Araçatuba); dia 19 de agosto em São Manoel (regiões de Itapetininga, Bauru e Marília); e dia 16 de setembro na Capital (regiões norte, sul, leste e oeste); a etapa final na Praia Grande, com data a ainda a ser definida. Em todos os municípios, as competições são realizadas em três dias, a contar do dia de abertura, sempre uma sexta-feira.

Os Jogos Regionais do Idoso têm o apoio da Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer e do Banco Nossa Caixa. Estiveram presentes na cerimônia, em Piracicaba, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin; o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, a presidente do Fundo Municipal de Solidariedade de Piracicaba, Sandra Regina Bonsi Negri, Daniel Edelmut, diretor tecnologia de informação da Nossa Caixa, entre outros.

Jaina Carvalho