Pesquisa: Veterinários estudam tratamento de tumor em animais de grande porte

Experiência inédita foi realizada no campus da Unesp de Araçatuba

ter, 05/08/2003 - 12h01 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unesp

Em 1999, o cavalo Gordo, um quarto-de-milha de 14 anos de idade, foi levado ao hospital veterinário do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Odontologia (FO) da UNESP, campus de Araçatuba, com uma lesão no olho direito. A causa da lesão foi a tentativa malsucedida da retirada de uma verruga alojada na pálpebra superior direita do animal.

Após uma série de exames, os veterinários da Faculdade descobriram que o cavalo havia desenvolvido um tumor, sarcóide fibroblástico, que se não tratado poderia ocasionar traumatismos seguidos de sangramento e até a perda de todo o globo ocular.

Diante do quadro, especialistas do Departamento de Grandes Animais do Curso desenvolveram um tratamento por meio de radioterapia, uma experiência até então inédita no País. O tratamento, realizado em parceria com a Central de Radioterapia da Santa Casa de Araçatuba, consistiu no implante de seis pequenos fios de irídio dentro da ferida, que liberavam uma determinada carga de irradiação com fontes de irídio e estrôncio, de acordo com a geometria do tumor.

Segundo a médica-veterinária Juliana Regina Peiró, uma das responsáveis pelo tratamento, e que implantou os fios por meio de cirurgia, Gordo reagiu bem ao procedimento: ‘A ferida foi totalmente cicatrizada, mas a perda da visão do olho direito foi inevitável’, diz. A médica Juliana explica que o procedimento foi a última opção encontrada: ‘Já havíamos tentado conter o desenvolvimento da doença por meio de quimioterapia e cirurgia, sem grandes resultados’, afirma.

Mais informações podem ser obtidas no site: www.unesp.br

V.C.