Pesquisa: Usuários do Metrô aprovam modernização da estação Sé

O índice de usuários que já fizeram uso das melhorias totalizou 71%

qua, 24/11/2004 - 17h16 | Do Portal do Governo

Pesquisa realizada pelo Metrô constatou que as melhorias feitas na estação Sé, em comemoração aos 30 anos da Companhia, atenderam à expectativa dos usuários em relação à modernização dos serviços prestados.

O índice de usuários que já fizeram uso das melhorias introduzidas totalizou 71%. As mudanças mais percebidas e citadas foram as realizadas nos locais em que os usuários permanecem maior tempo parados e as que agilizaram a sua viagem, como mudança do local das bilheterias (26%), o organizador de filas nas plataformas da linha 3 e as faixas brancas delimitadoras colocadas nessa plataforma (14%), a nova central de serviços, com os postos de troca de moedas (14%) e a reforma do jardim interno (13%).

Outras melhorias implementadas e percebidas foram a instalação de piso tátil azul para portadores de deficiência visual (11%) e do balcão de informações (10%).

Na opinião dos usuários, o serviço na estação está mais organizado, o público tem mais informações com o novo painel instalado, a compra de bilhetes está mais rápida, o número de pessoas na fila da bilheteria diminuiu e o embarque e desembarque está menos tumultuado.

Direcionador de fluxo

Para a grande maioria (mais de 80% dos usuários), o direcionador de fluxo organizou o embarque, reduziu o risco de acidentes e diminuiu o número de pessoas furando fila. Este equipamento, utilizado para organizar as filas, também interferiu na espera para embarque, reduzindo o tempo médio de espera de 9 minutos e meio para 5 minutos e meio e a quantidade média de trens esperada para embarque passou de 3,3 para 2 trens.

Apesar do Metrô atender antigas reivindicações para a instalação de telefones públicos nas áreas pagas das estações, na Sé esse serviço foi pouco percebido (2%), devido à localização dos aparelhos não ser muito visível, na opinião dos entrevistados. Também está em projeto a instalação de telefones públicos na área paga da estação Barra Funda.

Entre as sugestões relativas às informações que deveriam ser veiculadas nos painéis eletrônicos de chamada na fila das bilheterias, as de maior destaque referiam-se a mensagens sobre eventuais problemas no funcionamento dos trens e do sistema (21%), informações sobre utilidade pública e sobre roubos a bilheterias (12%), notícias atuais de manchetes de jornal (7%), previsão de tempo (6%) e informes sobre eventos culturais e telefones de utilidade pública (5%).

Também houve sugestões de informações e serviços direcionados ao atendimento de idosos e pessoas deficientes, o que revelou maior consciência de cidadania por parte dos usuários.

Quanto ao que tem que ser melhorado nos serviços do Metrô, as sugestões mais expressivas se relacionaram a itens que facilitem ainda mais a viagem, como maior segurança pessoal, e agilização de alguns serviços, como mais bilheterias, mais trens e melhorias no fluxo nos horários de pico.

Departamento de Imprensa do Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
C.A.