Pesquisa: USP realiza estudo sobre a influência da propaganda nos habitos alimentares

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qui, 12/09/2002 - 15h57 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de analisar a influência da TV sobre os hábitos alimentares dos brasileiros, em especial das crianças, pesquisadores do Laboratório de Nutrição e Comportamento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto, coordenado pelo professor Sebastião de Sousa Almeida, realizaram um estudo e constataram a predominância de propagandas de alimentos desaconselháveis a uma dieta saudável na totalidade dos anúncios veiculados.

A pesquisa avaliou os comerciais veiculados em três redes de televisão, subdivididas em três grupos: manhã (8 às 12 horas), tarde (14 às 18 horas) e noite (18 às 22 horas). Nas três emissoras e nas três faixas de horário o resultado observado foi semelhante: os anúncios de alimentos representavam cerca de 1/4 do total das propagandas veiculadas, e o número de comerciais de alimentos gordurosos e com excesso de açúcar chegou a ser superior a 50%.

‘A presença dos alimentos gordurosos era constante, com uma única variação pelo horário. De manhã e à tarde, os anúncios focavam as crianças, enquanto à noite o público alvo são as mães, com propagandas de alimentos prontos ou semi-prontos de fácil preparo’, explica Almeida.

Após a constatação da presença maciça de anúncios deste tipo na televisão, a pesquisa analisa agora o quanto essas propagandas influenciam os hábitos alimentares de seus espectadores. O estudo será baseado em questionários respondidos pelas próprias donas de casa, verificando o quanto elas se influenciam pelos anúncios e pela opinião dos seus filhos que também os assistem.