Pesquisa: USP divulga ‘Relatório Cidadania’ sobre jovens, escola e direitos humanos

Projeto conta com apoio da ONU

qui, 21/11/2002 - 21h21 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 22, a partir das 10 horas, adolescentes e pesquisadores participantes do projeto ‘Observatório dos Direitos Humanos’, elaborado pelo Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, em parceria com o Instituto Sou da Paz (ISDP), concederão uma entrevista coletiva expondo o segundo número do Relatório Cidadania, fruto da pesquisa ‘Os jovens, a escola e os direitos humanos’.

A pesquisa foi realizada por adolescentes de bairros com altos índices de violência da periferia de São Paulo, orientados pelo NEV. Eles analisaram a situação de 11 escolas e suas comunidades em relação aos direitos humanos, à violência e à cultura. A partir da observação e identificação dos problemas, os jovens propuseram soluções e meios para implantá-las.

O primeiro Relatório Cidadania foi publicado pelo mesmo grupo em 2000. Foram abordados problemas enfrentados pela comunidade como saúde, educação e violência.

O Observatório dos Direitos Humanos existe há dois anos e tem como principal objetivo conter a violência e promover os direitos humanos entre os jovens da cidade de São Paulo, além de possibilitar uma visão diferenciada dessas questões – vinda dos próprios adolescentes.

O projeto tem ação em diversos Estados brasileiros e conta com o apoio do Alto Comissariado para os Direitos Humanos das Nações Unidas e patrocínio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos.

Mais informações: (0xx11) 3818-4965/4951.