Pesquisa: Unicamp testa novo remédio contra a Aids

Testes com o medicamento T20 ocorrem simultaneamente em 15 países

ter, 23/07/2002 - 11h08 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) começou a testar, na semana passada, a mais nova descoberta de medicamento de combate ao vírus HIV. O T20, como é conhecido cientificamente, está sendo testado em 15 países. Na Universidade, a pesquisa envolve cinco pacientes e outros cinco portadores da doença estão aguardando para serem inseridos nos testes – o que deve acontecer nos próximos dias.

Atualmente há cerca de 16 medicamentos contra a Aids. Todos tentam impedir a multiplicação do HIV depois que o vírus já se alojou nas células do sistema imunológico. No caso do T20, ele age como ‘inibidor de fusão’, ou seja, impede o vírus de entrar nas células do organismo. O novo medicamento foi anunciado durante a 14ª Conferência Internacional sobre Aids, em Barcelona, no início de julho.

O infectologista William Barros de Abreu, coordenador das pesquisas na Unicamp, explica que as experiências têm demonstrado que o T20 faz a carga viral (taxa de vírus no sangue) cair abaixo dos níveis de detecção no dobro dos pacientes em relação a outros tratamentos. ‘Isto não significa a cura da doença, mas trata-se de um grande avanço nas pesquisas sobre o assunto’.

O remédio é indicado para pacientes cujo sistema imunológico já criou resistência aos coquetéis de drogas tradicionais. A aplicação do T20 causa certo desconforto para o portador do vírus, esclarece Abreu, porque trata-se de uma injeção subcutânea, aplicada duas vezes ao dia.

Os testes clínicos do T20 devem estar concluídos até o final deste ano. Uma vez comprovados os benefícios do medicamento, ele deverá ser liberado para o uso comercial em 2003.