Pesquisa: Unicamp seleciona candidato para bolsa na Itália

O selecionado fará mestrado na empresa Basell na área química ambiental

ter, 10/08/2004 - 11h32 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unicamp
Por Isabel Gardenal

A Universidade de Campinas (Unicamp)foi contemplada com uma bolsa de estudo na Itália, na cidade de Ferrara, denominada Mastem, que será entregue a um bolsista. A seleção acontece até 15 de agosto no Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset). O selecionado irá para aquele país com a finalidade de realizar uma pesquisa de mestrado na empresa Basell, na área de Química Ambiental. Terá como tema a desenvolver a “Pirólise de material plástico”, visando à produção de petróleo limpo, e receberá uma bolsa de 1.120 euros por mês. Em seu oitavo mês de estadia, ele será premiado com 3.300 euros.

O aluno ficará hospedado em Ferrara de setembro a dezembro. Depois seu destino será Hamburgo, Alemanha, de janeiro a maio. No roteiro do bolsista, está previsto um retorno à Itália, cuja permanência se estenderá pelo período de mais 1 ano. “Após esta atividade, o aluno terá duas grandes chances: ser contratado pela empresa Basell ou ter seus créditos convalidados para cursar o mestrado em Química Ambiental na própria Universidade de Ferrara”, explica Ronaldo Pelegrini, professor de Tecnologia em Saneamento no Ceset.

A seleção do candidato levará em conta a conclusão do curso superior na Unicamp, particularmente em saneamento, tecnologia, engenharia e química, e o conhecimento da língua inglesa. O aluno passará por aulas de italiano, sendo que o início dos estudos está marcado para 1 de setembro.

A iniciativa parte de um primeiro contato feito por Pelegrini, responsável pelo convênio no Centro Superior, com pesquisadores italianos da Universidade de Ferrara. A idéia era conhecer de perto a excelência da instituição, principalmente em eletroquímica. Segundo o professor, uma carta de intenções já foi assinada pelas duas partes em julho do ano passado.

Em meados de outubro, está prevista a assinatura do convênio entre as universidades, que deverá envolver intercâmbio de alunos, professores e funcionários. Em novembro, o reitor italiano fará uma breve visita à Unicamp.

A Universidade de Ferrara fica próxima ao norte da Itália e tem vários campus distribuídos pela cidade, que tem apenas cerca de 130 mil habitantes. Conheça o site da universidade.

Mais informações sobre a participação dos candidatos no processo seletivo podem ser obtidas através do telefone (19) 3404-7265
V.C.