Pesquisa: Terapia genética utiliza medicamentos à base de vírus

Produção de vetores faz avançar a terapia gênica, alternativa de tratamento de diversas doenças

seg, 02/09/2002 - 17h07 | Do Portal do Governo

Inaugurada há cerca de dez anos, a terapia gênica é uma delicada área de fronteira que trata da correção de genes defeituosos ligados a patologias. Nessa frente avançada, pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) elaboram um protocolo de terapia gênica contra o câncer de cérebro.

Coordenados por Eugênia Costanzi-Strauss, usam a estratégia da transferência de genes mediada por vírus para induzir a morte das células tumorais. Alguns vírus têm capacidade de introduzir material genético em células humanas: modificados em laboratório, esses vírus são vetores de transferência gênica e servem para transportar genes terapêuticos. O grupo já produziu quatro sistemas desses vetores.

No exterior, quase 600 protocolos de terapia gênica já foram planejados ou executados e serviram para coadjuvar tratamentos de cerca de 3.500 pacientes, 96% dos Estados Unidos e da Europa, mas nenhum da América Latina, o que estimula os pesquisadores. Quanto a resultados efetivos, não há dados suficientes para uma avaliação.

Leia a entrevista completa na Revista Pesquisa Fapesp