Pesquisa: Técnica pioneira é destaque em publicação internacional

Docentes do curso de Química de Araraquara estudam polímeros

ter, 09/08/2005 - 17h18 | Do Portal do Governo

Em artigo que mereceu a capa do Journal of Organic Chemistry (10 de junho – volume 70, número 12), os docentes Reinaldo Marchetto e Eduardo Maffud Cilli, ambos do Departamento de Bioquímica e Tecnologia Química do Instituto de Química (IQ) da Unesp, campus de Araraquara, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade de São Paulo (USP), propuseram uma estratégia inédita para o estudo de polímeros, compostos químicos intensamente utilizados em diversas áreas industriais e terapêuticas.

A estratégia envolve um estudo combinado entre Inchamento (propriedade da estrutura polimérica de intumescimento quando na presença de um determinado solvente) e Ressonância Paramagnética Eletrônica (RPE, técnica espectroscópica que depende da presença de radicais e se baseia na aplicação de campo magnético, sob a ação do qual os níveis de energia do momento magnético de spin se tornam divergentes), para determinar parâmetros considerados essenciais para o estudo de polímeros.

‘Há cerca de dez anos, iniciamos os estudos com polímeros, a princípio com o objetivo de se empregar derivados funcionais dos mesmos, na técnica de síntese de peptídeos, moléculas formadas por uma reação de condensação entre aminoácidos, em fase sólida. Muito ainda pode ser desenvolvido neste campo, principalmente em termos de aplicabilidade destes polímeros e de seus derivados, de modo que não há previsão para uma conclusão definitiva a respeito deste tema’, diz Marchetto.

O trabalho apresenta formas de calcular, por exemplo, o número de grãos de um polímero por grama e a quantidade de sítios reativos (grupos funcionais ligados à estrutura polimérica pelos quais terão inicio os processos químicos do interior da malha polimérica) que existem por grão e a distância média entre eles.

Outro cálculo elucidado foi o da concentração de sítios em um grão quando solvatados (interação química com um solvente). ‘A necessidade de se entender a dinâmica das cadeias poliméricas e o processo de agregação intercadeias durante um processo de síntese de uma macromolécula qualquer é que impulsionou o desenvolvimento deste trabalho. Um maior conhecimento dos processos que governam a fase sólida tem sido crucial no sucesso da química combinatorial, permitindo a geração de bibliotecas de peptídeos e proporcionando um impacto notável no desenvolvimento de novos agentes terapêuticos’, explica.

As matérias-primas analisadas pelos grupos de pesquisa brasileiros, nos últimos anos, têm sido fundamentais para diversos campos. Os polímeros estão presentes no cotidiano de todos, seja na forma de produtos populares como plásticos e borrachas, ou naqueles mais elaborados como os biomateriais usados pela medicina.

Eles também são aplicáveis em todos tipos de cromatografia em coluna, importante método de separação de misturas de gases, líquidos, ou substâncias dissolvidas, baseado no princípio da adsorção, além de servir como suportes para a obtenção de produtos farmacêuticos, tais como antibióticos e antitumorais, pelo método de síntese orgânica em fase sólida, área em que o grupo do IQ vem atuando. ‘Um amplo universo de setores da sociedade, poderá ser beneficiada com esta nova metodologia e com seus resultados, especialmente aqueles que trabalham com processos químicos ligados a estruturas poliméricas funcionalizadas’, afirma Marchetto.

A Bioquímica também será favorecida com a melhoria dos métodos de síntese química do DNA, de açúcares e de proteínas pequenas como os peptídeos. ‘Esses compostos serão usados como medicamentos ou como produtos de uso laboratorial clínico’, diz Clovis Nakaie, livre-docente do Departamento de Física da Unifesp.

O artigo, intitulado Determination of site-site distance and site concentration within polymer beads: A combined swelling-electron paramagnetic resonance study, de Reinaldo Marchetto, Eduardo Maffud Cilli, Guita Jubilut, Shirley Schereier e Clovis Nakaie, foi destacado como capa do fascículo em reconhecimento à qualidade e relevância dos resultados apresentados.

Do Portal Unesp

J.C.