Pesquisa: Soja é alternativa para mulheres com problemas cardiovasculares

A soja pode ser uma alternativa ao tratamento de reposição hormonal

seg, 04/04/2005 - 17h46 | Do Portal do Governo

Para mulheres que sofrem de problemas cardiovasculares, a soja pode ser uma alternativa ao tratamento de reposição hormonal.

A isoflavona (substância presente na soja) funciona como uma espécie de substituta dos hormônios humanos. Em sua tese de doutorado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, Isabela Rosier estudou os efeitos da terapia com gérmen de soja em mulheres na menopausa e com colesterol alto.

A terapia de reposição hormonal, apesar de já ter sido amplamente difundida, ainda causa muita polêmica com relação aos seus benefícios. Sabe-se que o principal problema provocado pelo uso de hormônios é o aumento de doenças do sistema cardiovascular, como por exemplo, a trombose. ‘O hormônio feminino (estrógeno) é protetor do nosso sistema cardiovascular, quando entramos na menopausa e a quantidade de estrógeno diminui. Há uma debilidade desse sistema’, diz a pesquisadora.

Segundo Isabela, achava-se que pelo fato de o estrógeno ser uma proteção, a terapia hormonal poderia diminuir o risco de doenças cardíacas. ‘Mas ocorre exatamante o contrário. Os riscos aumentam por causa das diferenças entre o hormônio sintético e o natural’.

Leia a matéria completa no site da Agência USP

Yara Camargo da Agência USP
C.A.