Pesquisa: Seade avalia Programa Telecurso 2000

Fundação é vinculada a Secretaria de Economia e Planejamento

qua, 20/03/2002 - 17h25 | Do Portal do Governo

A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento, finalizou a segunda Avaliação Externa do Programa Telecurso 2000, elaborada a pedido do convênio firmado entre a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Ministério do Trabalho e Emprego, no âmbito do Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador (Planfor).

O Programa Telecurso 2000 visa proporcionar o acesso à educação e elevar a escolaridade dos segmentos jovem e adulto da população, por meio do ensino supletivo de níveis fundamental e médio, na modalidade à distância.

O projeto desenvolvido pela Fundação Seade analisou as seguintes dimensões de avaliação: eficiência na focalização das demandas potencial e social ao ensino supletivo de nível fundamental e médio; eficiência dos cursos executados; eficiência das agências executoras; eficiência na otimização dos investimentos; e eficácia social do aumento da escolaridade.

Na perspectiva do atendimento de grupos sociais vulneráveis, a avaliação incluiu um estudo de caso com os egressos do Serviço Civil Voluntário, matriculados no Telecurso 2000.

Os resultados da análise realizada permitiram estabelecer um conjunto de recomendações, base para o aprimoramento do programa.

Em 2001, os dados foram coletados em três municípios do Estado de São Paulo – São Paulo, Sorocaba e Jaguariúna; Rio Grande do Norte, em Natal; Roraima, em Boa Vista, e no Tocantins, nos municípios de Aguiarnópolis, Augustinópolis e Tocantinópolis.