Pesquisa: Revista Fapesp passa a ter circulação aberta

nd

seg, 04/03/2002 - 19h36 | Do Portal do Governo

A partir de março, Pesquisa Fapesp entra em uma nova etapa: poderá receber pedidos de assinatura de todo o país e ser adquirida, inicialmente, em bancas da capital paulista, Campinas, São Carlos, São José dos Campos e Ribeirão Preto. Assim, todo leitor interessado em ciência e tecnologia passa a ter acesso a esta revista de divulgação científica que, entretanto, mantém a distribuição gratuita a pesquisadores do estado de São Paulo, aos editores de Ciência e Tecnologia da mídia nacional e aos formuladores e gestores de políticas na área.

A edição de março traz na capa a matéria “Da malária às doenças emergentes”, que relata resultados de pesquisas de alto impacto social desenvolvidas por cientistas paulistas em Rondônia, e o suplemento Especial “Clonagem”, com artigos de especialistas brasileiros e entrevista exclusiva com a geneticista briânica Anne MacLaren, do Wellcome/CRC Institute, em Cambridge, uma das prioneiras no estudo da biologia reprodutiva e que hoje está na linha de frente das pesquisas sobre células-tronco.

A revista tem em sua origem o boletim Notícias Fapesp, cujo primeiro número foi publicado em agosto de 1995 e, em outubro de 1999, transformou-se na Pesquisa Fapesp. Nesta nova fase, a revista passa a adotar um modelo de sustentação econômica que será complementado pela veiculação de anúncios publicitários, prática comum em publicações científicas institucionais em todo o mundo. A distribuição começa por seiscentas bancas no estado de São Paulo e os pedidos de assinaturas poderão ser feitos por meio de cupom encartado na revista ou no site www.revistapesquisa.fapesp.br.