Pesquisa: Relatório técnico do IPT aponta áreas de risco na região de Campinas

IPT e DAEE apresentam, dia 25, estudo das áreas sob risco de inundação, escorregamento e erosão em 69 municípios

qua, 19/10/2005 - 14h35 | Do Portal do Governo

Em outubro (25) IPT e DAEE apresentam relatório das áreas sob risco de inundação, escorregamento e erosão em 69 municípios na Região Administrativa de Campinas

O drama de quem vive em áreas de risco aumenta com a aproximação da estação de chuvas. Perdas materiais e humanas, interrupção da atividade econômica, contaminação por microorganismos, lixo e material tóxico são algumas das conseqüências das inundações, enchentes e deslizamentos de encostas. No verão, com a ocorrência de chuvas intensas aliadas a processos desordenados de urbanização, há aumento de acidentes de natureza geológica.

Para se ter uma idéia, somente na região Administrativa de Campinas existem 362 pontos susceptíveis à inundação, escorregamento e erosão. Dados como estes, relativos aos municípios que compõem a Região Administrativa de Campinas, poderão ser conferidos em levantamento realizado pelo Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), vinculado à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

O relatório contém levantamentos em áreas das bacias dos rios Piracicaba/Capivari/Jundiaí e Pardo/Mogi-Guaçu/Tietê-Jacaré. Elaborado para dar apoio às atividades da defesa civil estadual, o trabalho visa também fornecer subsídios para gestões públicas diversas, principalmente aquelas relacionadas com a prevenção e controle de acidentes geológicos e hidrológicos.

Serviço – Os resultados deste relatório serão entregues às prefeituras da região no dia 25 de outubro, às 10 horas, no Complexo Educacional e Cultural Argos (Ceca) em Jundiaí/SP. O endereço é: avenida Dr. Cavalcanti, 396. Participarão do evento o secretário Mauro Arce, de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento e o coronel Celso Camargo, secretário-chefe da Casa Civil Militar e coordenador estadual da Defesa Civil de São Paulo.

IPT – Assessoria de Imprensa