Pesquisa: Produção científica cresce e Unicamp lidera ranking

Foram produzidos mais de 14 mil artigos em 2004

seg, 08/08/2005 - 18h50 | Do Portal do Governo

Os pesquisadores brasileiros produziram, de janeiro a dezembro de 2004, um total de 14.920 artigos científicos indexados internacionalmente. Esse número representa um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.

A marca alcançada coloca o país na 17ª posição do ranking mundial, à frente de Taiwan, Polônia, Bélgica e Israel, segundo o Institute for Scientific Information (ISI), principal indexador de publicações científicas no mundo.

Com 1.870 trabalhos científicos publicados em 2004 em revistas científicas indexadas, a Unicamp é a universidade brasileira com melhor desempenho per capita no índice do ISI.

Manter a evolução desse desempenho depende diretamente do aumento da capacidade de captação de recursos para novos projetos. Segundo explica o pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, professor Daniel Pereira, este é um dos grandes desafios da Unicamp para
os próximos anos.

Leia:
Estudo do Hemocentro dá pista para evitar infecções na anemia. Presença de alteração genética em enzima pode indicar complicações e necessidade de tratamento preventivo

O trabalho é virtual, mas o mundo é real. O trabalho é virtual, mas o mundo é realLivro do professor e sociólogo Ricardo Antunes reúne ensaios sobre as transformações do mercado de trabalho.

.Quando a ciência faz a poéticaGrupo de artistas se inspira na ciência e suas tecnologias para construir instalações de arte.

.Diretor do Museu do Esporte de Madri sugere projeto semelhante no BrasilConvidado pela Unicamp, professor pesquisa jogos tradicionais brasileiros e contribuição dos imigrantes

Unicamp
C.A.