Pesquisa: Poli inaugura Instituto de Ciência e Tecnologia em Resíduos para o Desenvolvimento Sustent

Centro de estudos vai integrar pesquisas da USP, Unesp e Unicamp

seg, 25/11/2002 - 21h30 | Do Portal do Governo

A Escola Politécnica (Poli) da USP sediará a partir desta quinta-feira, dia 27 o Instituto de Ciência e Tecnologia em Resíduos para o Desenvolvimento Sustentável (ICTR), que servirá como espaço de integração entre as três universidades estaduais paulistas – USP, Unicamp e Unesp -, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e entidades associadas a elas, como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). A cerimônia de inauguração do ICTR será às 11 horas, no anfiteatro do edifício Engenheiro Mário Covas Júnior, na Poli.

‘Todos os pesquisadores que trabalham com resíduos e na área ambiental estão convidados a participar do Instituto’, explica o professor Arlindo Philippi Júnior, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, um dos participantes do projeto. ‘Nossa intenção é manter um espaço virtual para aproximar as idéias dos pesquisadores’, comenta.

A necessidade de pesquisas integradas aparece pelo fato de que ‘muitas vezes duas pessoas estudam coisas semelhantes mas não interagem por não ter conhecimento do trabalho do outro’, justifica. O professor Jorge Alberto Soares Tenório, da Poli, considera o ICTR um ‘superlaboratório’: ‘cada um pesquisará em sua área, mas a integração entre os estudos possibilitará um trabalho conjunto muito mais eficiente’.

Uma das áreas de atuação do ICTR será a elaboração de uma revista com artigos voltados para as pesquisas em resíduos e gestão ambiental: ‘precisamos de uma publicação que contemple o que é pesquisado, com uma periodicidade constante, para dar confiabilidade ao trabalho do ICTR’, aponta o professor Philippi.

Cursos, eventos e projetos

O Instituto também trabalhará com a realização de eventos. Em maio de 2003, seus pesquisadores participarão do Fórum de Ciência & Tecnologia em Resíduos, que integrará as universidades públicas paulistas. ‘Pretendemos realizar eventos com frequência para incrementar os debates e aumentar ainda mais a integração entre os pesquisadores’, explica Philippi. O professor ressalta que o ICTR também ministrará cursos sobre gestão ambiental, administração de resíduos sólidos, atmosféricos, e tudo o mais que envolva esse tema.

Mas a principal área de atuação do ICTR será a elaboração de projetos: ‘teremos a possibilidade de elaborar planos para prefeituras, empresas privadas e até mesmo ONGs interessadas na idéia de trabalhar com a gestão de resíduos’, destaca o professor Tenório. Para o professor Philippi, o fato de o ICTR envolver universidades de diversas localidades possibilitará a abordagem regional de problemas com resíduos: ‘a rede criada pelo ICTR nos indicará sempre um pesquisador específico na área e na região do problema’.

Este atendimento de projetos, para o professor Philippi, corresponde a outro objetivo do ICTR: ‘o Instituto possibilitará à sociedade conhecer o que as universidades produzem. Potencializaremos a capacidade dos pesquisadores, e criaremos um ambiente de sinergia para aprimorar o que é estudado’.

Mais informações: (0XX11) 3066-7712, com o Prof. Arlindo Philippi ou 3091-5546, com o Prof. Jorge Alberto Soares Tenório.