Pesquisa: Pesquisador encontra um novo ingrediente para a produção de argamassas

Este novo produto irá baratear o custo dos materiais utilizados na construção civil

qua, 13/11/2002 - 17h08 | Do Portal do Governo

Ao juntar concreto com escória de alumínio, o engenheiro metalurgista Edval Gonçalves de Araújo conseguiu um novo produto que vai baratear o custo dos materiais utilizados na construção civil. É um tipo especial de argamassa classificada como concreto celular, que dá um fim útil – de forma inédita – à escória de alumínio, um resíduo poluente da industrialização desse metal. No Brasil, o montante desse material atinge mais de 11 mil toneladas anuais. A escória depois de processada atua como um agente expansor que incorpora ar à massa e pode ser utilizada na fabricação de blocos de vedação (tijolos), painéis pré-moldados, contrapisos e outros tipos de revestimentos.

Os dois produtos usados atualmente como agentes expansores – pó de alumínio e substância químicas chamadas de espumígenos – são muito caros e limitam o uso do concreto celular. O novo produto vai começar a ser fabricado dentro de seis meses, em uma estação piloto na cidade de Araçariguama, na região de Sorocaba.

A principal vantagem dos materiais feitos com esse novo tipo de concreto celular sobre os convencionais é a redução da quantidade de matéria-prima (areia, cimento e cal) em até 30%, diminuindo o gasto com materiais de construção. Isso acontece porque o emprego de concretos celulares possibilita uma redução do corpo estrutural do edifício, como vigas, colunas e pilares, o que também contribui para a diminuição do preço final da obra.

  • Leia a matéria completa no site da Fapesp