Pesquisa: Melhoramento genético vegetal foi debatido em seminário

nd

qua, 13/08/2003 - 8h15 | Do Portal do Governo

Para ampliar o intercâmbio entre grupos de pesquisa de várias instituições, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizou, nos dias 7 e 8, em Campinas, o seminário A Genética em Foco, com o tema Genética – do laboratório ao campo.

O objetivo dos organizadores era conhecer como outras instituições têm trabalhado com a biotecnologia para alcançar o melhoramento genético vegetal, que é o carro-chefe do IAC. A proposta era divulgar e discutir idéias a respeito da interação da genética estudada no laboratório e sua aplicação no melhoramento de plantas.

Estiveram reunidos no evento pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade Federal de Goiás, da Copersucar, do Instituto Agronômico do Paraná, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Brasília) do Centro Nacional de Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen/Brasília). Também participaram professores universitários, alunos de graduação e de pós-graduação. Os coordenadores do seminário foram os pesquisadores do IAC Carlos Colombo e Ilene Ribeiro da Silva Passos.

IAC é destaque internacional

O Instituto Agronômico de Campinas tem se destacado internacionalmente por meio das suas cultivares obtidas com a utilização do melhoramento genético tradicional (de campo). No evento, os pesquisadores de universidades e de outros institutos, que já incorporaram ferramentas biotecnológicas em seus programas de melhoramento genético vegetal, como mapeamento genético e transformação genética, expuseram suas experiências.

De acordo com Carlos Colombo, pesquisador do IAC e coordenador do Genoma Café em São Paulo, o debate dessas estratégias biotecnológicas se destina a obter cultivares melhores que as existentes, que é a missão do IAC.

“A idéia é observar o que se faz fora da instituição e como isso pode ser incorporado aos nossos programas de melhoramento. No encontro, percebemos a importância do envolvimento de profissionais biólogos e bioquímicos nessas discussões.”

Da Assessoria de Imprensa do IAC e da Agência Imprensa Oficial

C.C.