Pesquisa: Medicina da Unesp terá Centro de Referência em Imunobiológicos

O CRIE de Botucatu será o terceiro no Interior do Estado

sex, 26/03/2004 - 17h59 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu deverá alojar, em seu HC, o terceiro Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE) a ser instalado no Interior do Estado de São Paulo (existem 2 na Capital).

Trata-se de uma unidade que deverá dar atendimento às demandas não rotineiras de vacinação e defesa imunobiológica, como no caso da administração das imunoglobulinas para hepatites B, de soros para prevenção de raiva e de outros agravos que não são objeto das campanhas periódicas de saúde pública.

O CRIE terá um estoque permanente de imunobiológicos especiais, de características diversas, e funcionará 24 horas por dia, durante todo o ano, podendo atender a todos os tipos de emergências.

O ambulatório estará aberto, inclusive, a viajantes que necessitem de proteção por vacinas especiais. Toda a gama de medicamentos será suprida pela Secretaria estadual da Saúde. O HC manterá as instalações especiais de guarda do material e equipes previamente treinadas para o atendimento ao público.

O anúncio da instalação do CRIE no HC da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu foi feito, na manhã desta sexta-feira, dia 26, durante um seminário sobre vacinação e que foi presidido pelo infectologista e professor emérito da Unesp.

Atualmente, existem unidades semelhantes na Faculdade de Medicina da USP (SP e Ribeirão Preto), na Unicamp, e na Unifesp.

Da Unesp de Botucatu
C.A.