Pesquisa: IPT presta apoio técnico à construção escolar com qualidade

Programa TEC- Escola é desenvolvido pela FDE

qui, 08/12/2005 - 18h51 | Do Portal do Governo

IPT dá apoio técnico à Fundação para Desenvolvimento da Educação/SP na execução do programa TEC-Escola. Objetivo é construir prédios escolares com qualidade

No Instituto de Engenharia de São Paulo, no último dia 7, foi feito o lançamento do “Programa da Qualidade e Tecnologia da Construção Escolar no Estado de São Paulo – TEC-Escola”. Instituído pela portaria número 045/05, coordenado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria da Educação e com apoio técnico do IPT, o programa visa aprimorar a qualidade das construções escolares paulistas.

Implementar qualidade pela aplicação de novas tecnologias, elaboração de procedimentos e normas técnicas, treinamento de mão-de-obra, programas de qualificação, homologação e certificação de fornecedores, entre outras, fazem parte das ações do TEC-Escola. Pesquisadores do Centro Tecnológico do Ambiente Construído (e da Divisão de Produtos Florestais do IPT elaboraram minutas técnicas que servirão como base para procedimentos e normas. Esses documentos serão analisados por três comitês: o de Materiais, Componentes, e Sistemas Construtivos; o de Projetos e Obras e de Qualificação.

O programa exige conscientização e engajamento, na opinião de Miguel Haddad, diretor executivo da FDE. “Não bastam normas e procedimentos, é preciso integração de todos os setores e que tenham consciência do papel que exercem neste processo”. Gabriel Chalita, secretário paulista de Educação, afirmou que “o princípio básico do programa é envolver todas as partes na busca da qualidade dos serviços públicos prestados. Qualidade e seriedade andam juntos. Vamos dar aos educadores as melhores condições físicas para que se preocupem apenas com as questões pedagógicas”, conclui Chalita.

Dentro deste movimento pela busca da qualidade nas obras públicas, experiência e tecnologia – além da ética – são fundamentais. De acordo com Guilherme Ary Plonski, superintendente do IPT, o Instituto dá apoio ao setor produtivo baseado na lógica da competitividade pela qualidade. “A busca da qualidade é uma questão de interesse público, de eficiência na gestão de recursos. Nesta linha, temos parceria com a CDHU desde 1995. Experiência que pode servir para o aprimoramento da qualidade dos espaços públicos, considerando construção e manutenção a baixo custo e em longo prazo”.

Assessoria de Imprensa do IPT