Pesquisa: IPT desenvolve programas que identificam áreas de deslizamento

Estudo pode evitar acidentes em regiões potencialmente perigosas

qua, 11/12/2002 - 10h33 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT/USP) está elaborando programas para identificar as áreas de maior risco de deslizamento em regiões potencialmente perigosas como a Serra do Mar. O estudo previne e pode evitar acidentes como o que ocorreu em 1999, no quilômetro 42 do sistema Anchieta/Imigrantes, ou a tragédia que está ocorrendo em Angra dos Reis.

O IPT contratou a empresa Competitividade S/C Ltda. para, em conjunto, elaborar projetos que sirvam não só para informar com precisão os locais e datas de maior instabilidade, mas também a dimensão do processo das áreas afetadas.

“Em épocas de grande volume pluviométrico – em especial, durante as chuvas de verão e nas encostas de acentuada declividade -, a probabilidade de haver deslizamentos é grande”, informa o geólogo do IPT Fábio Magalhães.

Impacto ambiental

Ainda faz parte do contrato publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, na página 24, Seção I, do Poder Executivo, a prestação de serviços tecnológicos especializados de análise e avaliação de programa de empreendimentos potencialmente causadores de impacto ambiental no Estado e apoio ao desenvolvimento de estudos para a hidrovia Tietê-Paraná.

Toda empresa que pretende realizar empreendimentos de mineração, aterro sanitário, barragens e estradas que possam causar impacto ambiental precisa elaborar relatório técnico para que a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) forneça a licença. O IPT auxilia a SMA na elaboração do parecer técnico viabilizando ou não o negócio.

Claudeci Martins
Da Agência Imprensa Oficial

R.K.