Pesquisa: IPT desenvolve combustível ecológico

Gaseificador é capaz de transformar bagaço de cana em combustível limpo

sex, 02/12/2005 - 17h59 | Do Portal do Governo

Pesquisadores do IPT, com a empresa Raudi, desenvolvem gaseificador capaz de transformar bagaço de cana em combustível limpo. Produção de álcool pode dobrar

“Podemos aumentar a produção de álcool, quase dobrar, sem aumentar em um milímetro a área de cana plantada”, diz Ademar Hakuo Ushima, pesquisador do IPT, numa fala que parece beirar a ficção, mas tem se materializado desde 2002, quando o IPT firmou parceria com a Raudi Energia Tecnologia em Combustíveis Limpos Ltda. O objetivo do acordo é desenvolver um Gaseificador de excedentes de bagaço e palha de cana para a geração de gás combustível e de síntese.

O projeto, que estará completo no fim deste ano, deve ser instalado em uma usina em aproximadamente dois anos, com uma unidade de demonstração. Depois de finalizado, o gás sintetizado no gaseificador será capaz de gerar gasolina, óleo diesel, metanol, ácido acético, etanol, DME (que substitui tanto o diesel quanto o GLP de cozinha), hidrogênio e fertilizantes. Muitos dos derivados de petróleo poderão substituí-lo por uma fonte renovável.

Segundo Ushima, para cada tonelada de cana utilizada na produção de álcool, são gerados 140 quilogramas de bagaço e 140 de palha, que possuem alta energia armazenada e tem porcentagens consideráveis desperdiçadas. “A palha de cana é queimada no campo e gera poluição. Podemos observar os casos de Ribeirão Preto e Piracicaba, que têm maior ocorrência de doenças pulmonares do que São Paulo”.

Ushima também explica que o gás carbônico produzido na queima de combustível não aumenta sua concentração na atmosfera, já que mantêm uma quantidade fixa do gás em todo o ciclo. O CO2 consumido pela cana é o mesmo que sairá nos motores dos carros e será novamente absorvido pelas plantas. “Prevê-se que, daqui a dez anos, teremos uma crise energética e o efeito estufa estará agravado. Então, esta tecnologia desenvolvida aqui será de grande utilidade”.

Assessoria de Imprensa do IPT