Pesquisa: IPT debate aplicações do túnel de vento de camada limite atmosférica

Bate-papo pela internet será nesta terça-feira, dia 13

seg, 12/08/2002 - 11h09 | Do Portal do Governo

O bate-papo programado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) debate nesta terça-feira, dia 13, as aplicações da mais nova ferramenta do Instituto: o túnel de vento de camada limite atmosférica.

Inaugurado no mês de junho, ele permite monitorar eventos atmosféricos naturais e oscilações de grandes estruturas civis. O deslocamento da poluição emitida por uma chaminé de fábrica, por exemplo, poderá ser monitorado com precisão.

O projeto foi desenvolvido por técnicos do IPT em parceria com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Com 40 metros de comprimento e uma hélice de três metros de diâmetro em uma das extremidades, o túnel tem estrutura em metal e madeira. No seu interior, podem ser produzidas correntes de vento que chegam à velocidade de 90 km/h. De acordo com Marcos Tadeu Pereira, chefe do Laboratório de Vazão do IPT, há menos de 15 túneis como este no mundo. Ele será o debatedor do bate-papo.

Participe do chat, das 11h às 11h50, no site www.ipt.br/tecnologia/chat

Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.