Pesquisa: IPT abre inscrição para seminário sobre nanotecnologia

IPT e Poli, da USP, sediarão de 19 a 21 de outubro o 2º Seminário Internacional

qui, 29/09/2005 - 17h07 | Do Portal do Governo

Nanotecnologia é a ciência que possibilita a construção de dispositivos úteis à vida humana em escala nanométrica – átomo a átomo

Tente, num esforço de imaginação, dividir um milímetro em um milhão de partes iguais. Cientistas, com o auxílio de poderosíssimos microscópios, conseguiram tal façanha. A cada uma destas minúsculas partes foi dado o nome de nanômetro. Nanotecnologia é a ciência que possibilita a construção de dispositivos úteis à vida humana em escala nanométrica – átomo a átomo. Segundo um dos pais da nanotecnologia, Richard Feynman, o objetivo dessa ciência é criar novos materiais, produtos e processos baseados na crescente capacidade da tecnologia moderna de ver e manipular átomos e moléculas.

Para divulgar para o público especializado e leigo considerações sobre os impactos sociais, econômicos, ambientais e éticos desencadeados pelo surgimento da nanotecnologia, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Escola Politécnica (Poli), da USP, sediarão de 19 a 21 de outubro o 2o Seminário Internacional em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente. O evento é gratuito e reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros das áreas de nanociências e ciências humanas. As inscrições estão abertas e os interessados podem se inscrever pelo site do IPT.

Parceiros – O evento é promovido pelo IPT; Instituto de Estudos Avançados e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da USP; Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas e Programa de Pós-graduação em Economia, ambos da Universidade Federal do Espírito Santo, Instituto de Pesquisas Sociais da Fundação Universidade Regional de Blumenau e Renanosoma – Rede de pesquisa em nanotecnologia, sociedade e meio ambiente. Conta, ainda, com o apoio de universidades da Alemanha, Espanha, Inglaterra, Estados Unidas e de instituição de todo o todo o país.

SERVIÇO
Locais:
– Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT
Av. Professor Almeida Prado, 532 – Cidade Universitária – São Paulo

– Escola Politécnica, Universidade de São Paulo – Poli/USP
Av. Professor Luciano Gualberto, travessa 3, no 380 – Cidade Universitária – São Paulo

Informações e inscrições no site www.ipt.br/eventos/nanosoma

Da Agência Imprensa Oficial