Pesquisa: Instituto de Psiquiatria vai a bairros detectar doentes de Alzheimer

nd

qua, 17/07/2002 - 17h47 | Do Portal do Governo

O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da USP inicia um novo projeto para diagnosticar e tratar pessoas acima de 65 anos: visitas a bairros para identificar idosos com prováveis distúrbios de memória, focando a busca nos portadores da doença de Alzheimer.

O trabalho, coordenado pelo Projeto Terceira Idade (Proter) do IPq, abrange visita à residências em bairros como Vila Brasilândia, Vila Sônia, Rio Pequeno e Jardim Paulista, que são áreas de referência de atendimento no complexo HC.

Serão duas fases; na primeira, estudantes de enfermagem da USP farão as visitas às casas onde residam idosos, submetendo-os a testes de memória e medição da pressão arterial, além de entrevistarem seus familiares. Na segunda, as pessoas com provável distúrbio de memória serão encaminhadas ao IPq para exames médicos especializados e tratamento, gratuitamente.

Segundo o psiquiatra Sérgio Ricardo Hototian, responsável pelo projeto, uma das motivações do trabalho é o aumento da população idosa no país, além da oportunidade de mapear a prevalência de demências nessas regiões de São Paulo.

Serão visitadas cerca de duas mil famílias e, segundo Hototian, estima-se que 200 pacientes poderão ser encaminhados ao IPq para avaliação mais detalhada.

Mais informações: (011) 3083-0473