Pesquisa: Grupo desenvolve experimento piloto de gerenciamento de bacias urbanas

Estudo é sobre as 54 sub-bacias da região de São Carlos

seg, 20/10/2003 - 20h15 | Do Portal do Governo

Um grupo de técnicos do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão da Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, da Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, está desenvolvendo o ‘Experimento Piloto de Gerenciamento Integrado de Bacias Urbanas’ de São Carlos.

O estudo, iniciado em janeiro de 2003, está fazendo o levantamento de dados hidrológicos de 54 sub-bacias hidrográficas do município e tem por objetivo avaliar os impactos da urbanização sobre a rede hidrográfica, por meio do monitoramento do balanço hídrico urbano, com enfoque nos ciclos sedimentológicos e ecológicos associados; propor e avaliar a eficiência dos dispositivos de controle de quantidade e qualidade hídrica.

Os dados servirão de subsídio técnico e de gestão para o Plano Diretor de drenagem urbana, esgotamento sanitário e deposição final de resíduos sólidos de São Carlos. Durante o mês de setembro, o grupo está instalando 30 réguas hidrológicas nas quatro primeiras sub-bacias estudadas.

O estudo, que deverá estar concluído até dezembro de 2004, está sendo financiado pelo Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento