Pesquisa: Governo lança Atlas Eletrônico do Estado de São Paulo

Sistema vai permitir que Secretarias montem seus mapas de acordo com suas necessidades

seg, 19/05/2003 - 14h36 | Do Portal do Governo

A partir desta segunda-feira, dia 19, o site do Governo do Estado de São Paulo está contando com uma importante opção de pesquisa para os usuários. O Atlas Eletrônico de São Paulo (e-Atlas), desenvolvido dentro do programa de Governo Eletrônico do Governo do Estado que visa disponibilizar informações geograficamente distribuídas no território paulista.

Este é o primeiro Atlas Eletrônico elaborado por um estado brasileiro e oferece, como grande novidade, informações geo-referenciadas que permitirão ao usuário montar seus próprios mapas

Inicialmente, o e-atlas disponibiliza informações sócio-econômicas fornecidas pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – SEADE e categorias político-administrativas fornecidas pelo Instituto Geográfico e Cartográfico – IGC. “Começamos com cerca de 14 mapas e já estamos em negociação com algumas Secretarias”, observa Roberto Agune, coordenador do Governo Eletrônico. Ele acrescenta que, à medida que os órgãos governamentais participarem, fornecendo informações para o banco de dados, o e-Atlas vai sendo ampliado, implementando as opções de pesquisa dos usuários.

Portanto, a partir de agora, os órgãos da administração poderão utilizar esta ferramenta de geo-referenciamento e disponibilizarem mapas temáticos referentes à sua área de atuação. Para tanto, deverão contactar a coordenação do Sistema Estratégico de Informações – SEI da Casa Civil.

Cada mapa temático oferece opções de visualização com recursos de centralização, aproximação, zoom e identificação das variáveis utilizadas. Agune explica que é possível ainda agregar informações por município, região de Governo e região Administrativa e ainda sobrepor mapas com informações diferenciadas em camadas (layers). O sistema disponibiliza também para impressão os dados correspondentes às seleções feitas pelo cidadão, bem como sua fonte e período de apuração, em forma de listagem classificada.

O acesso poderá ser feito por meio do site do Governo do Estado de São Paulo www.saopaulo.sp.gov.br, dentro das opções de Governo Eletrônico, ou diretamente pelo site www.eatlas.sp.gov.br

Gláucia Basile