Pesquisa: Fundação Seade e IBGE divulgam PIB Municipal de 2003

Paulínia entra para a lista dos dez municípios mais ricos

seg, 21/11/2005 - 20h05 | Do Portal do Governo

Paulínia entra para a lista dos dez municípios mais ricos

Os resultados dos cálculos do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios paulistas mostram que, em 2003, ano de estagnação da economia brasileira e paulista, os municípios com melhor desempenho econômico foram aqueles que abrigam atividades econômicas ligadas à exportação ou que geram produtos que se beneficiaram da movimentação favorável de seus preços relativos.

No primeiro caso, encontram-se os municípios em que se localizam a indústria aeronáutica e siderúrgica e as atividades de produção e processamento de bens primários (sobretudo carne de aves e bovina, suco de laranja e açúcar). No segundo caso, os municípios que abrigam as atividades de refino de petróleo, produção de álcool e atividades derivadas.

Dez municípios mais ricos
Entre 2002 e 2003, na lista dos dez municípios paulistas com maiores PIBs (São Paulo, Guarulhos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Campinas, Paulínia, Barueri, Santo André, Osasco, Sorocaba) houve apenas uma modificação: a entrada de Paulínia, onde se localiza a maior refinaria de petróleo do país, às expensas de Jundiaí. Ademais, merece menção a redução da participação relativa do município da Capital, que sofreu de forma particularmente acentuada os efeitos da estagnação econômica do país.

Também se pode constatar que a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) responde por quase a metade do PIB total do Estado (49,4%). No interior, a maior Região Administrativa é a de Campinas (17,4%), que ao lado das regiões de São José dos Campos (6,3%), Sorocaba (3,7%) e Santos (3,8%), formam o entorno da RMSP e delimitam a área de maior desenvolvimento econômico do Estado, responsável pela geração de 80% do PIB estadual.

Essas são algumas das informações sobre o desempenho da economia dos municípios paulistas em 2003, no âmbito do trabalho coordenado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que abrange todos os municípios brasileiros. Esse cálculo baseia-se em metodologia desenvolvida conjuntamente pelo próprio IBGE e pelos órgãos estaduais de estatística, entre os quais a Fundação Seade, responsável pelos números para o Estado de São Paulo.

Consulte a análise dos resultados do Produto Interno Bruto dos municípios paulistas para 2003 e as tabelas referentes às informações dos anos de 1999 até 2003.

Assessoria de Imprensa da Fundação Seade