Pesquisa: Fapesp promove curso sobre inovação farmacêutica

Evento contará com palestras de representantes de universidades americanas e inglesas

qua, 04/09/2002 - 18h47 | Do Portal do Governo

Um dos dez Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) criados pela FAPESP, o Centro de Toxinologia Aplicada (CAT), promove, de 9 a 13 de setembro, no anfiteatro do Instituto Butantan, o curso “A Dinâmica da Inovação Farmacêutica”. O objetivo é tratar do desenvolvimento tecnológico no setor farmacêutico e formar profissionais do setor para o gerenciamento de iniciativas e investimentos em projetos tecnológicos. A partir do estudo de casos e exemplos de empresas multinacionais, o curso discutirá a transferência e comercialização tecnológica, desde a proteção da pesquisa até a colocação do produto ou processo tecnológico no mercado.

O CAT pretende reunir no curso representantes da indústria farmacêutica nacional e da comunidade acadêmica que atua na área. A organização espera a participação de pesquisadores com propostas de projetos alvo de patentes, agentes de propriedade intelectual, diretores médicos, de P&D e técnicos industriais, empresários do setor farmacêutico e representantes de órgãos de governo e agências reguladoras.

As palestras serão ministradas por quatro especialistas. Basil Achilladelis é doutorado pela Universidade de Sussex, Reino Unido, pesquisador da dinâmica da inovação tecnológica nos setores farmacêutico e químico em quatro universidades norte-americanas e co-autor do livro “Inovação na Indústria Farmacêutica”. Leila Cabral, arquiteta especializada na área pela UFRJ, trabalhou com propriedade industrial no INPI por 14 anos. Outro palestrante é o advogado pós-doutorado em propriedade industrial Timothy C. Bickham, do escritório norte-americano Arnold & Porter e professor do Centro Nacional de Transferência de Tecnologia (NTCC) e da Universidade de Washington, Estados Unidos. Donald O. Beers é advogado com especialização em propriedade intelectual e sistemas regulatórios, com trabalhos publicados na área de regulação para o setor farmacêutico e biotecnológico. Foi professor na Universidade de Pennsylvania, Estados Unidos.

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas no site www.agif.com.br