Pesquisa: Fapesp lança kit multimídia Educação em Câncer

Material didático esclarece dúvidas e informasobre fatores de risco

qui, 14/08/2003 - 16h13 | Do Portal do Governo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançou esta semana o kit multimídia Educação em Câncer, com informações claras e didáticas sobre a doença apresentadas em vídeos e manuais impressos. O objetivo é transmitir à sociedade os conhecimentos produzidos pela pesquisa científica.

O material é resultado de projeto desenvolvido pelo Centro Antônio Prudente de Pesquisa e Tratamento do Câncer, um dos dez centros de pesquisa e inovação e difusão criados pela Fapesp há três anos.

O kit traz, em linguagem acessível, informações sobre fatores de risco, sintomas, prevenção e diagnóstico precoce. Esclarece dúvidas freqüentes, aborda os tipos da doença, formas de tratamento e aponta os grupos sociais e faixas etárias mais propensos a apresentar diferentes tipos de tumores.

Será distribuído a educadores de escolas da rede pública e privada de todo o Estado para que as informações sejam transmitidas aos alunos, que poderão repassá-las a seus familiares e às comunidades.

Prevenção é o melhor remédio

A iniciativa pode ajudar a mudar o quadro da doença no País, marcado por diagnóstico tardio e prevenção deficiente, quase sempre relacionados à falta de informação. Hoje, mais de 70% dos tipos de câncer podem ser prevenidos, o que reforça a importância do acesso à informação ainda na escola.

No Hospital do Câncer, da Fundação Antônio Prudente, na capital, duas em cada três pessoas (66%) são curadas. Entre as crianças, o índice chega a 73%, ou seja, três em cada quatro ficam livres dos tumores. Quando o diagnóstico é precoce, a cura atinge 90% dos casos.

Apesar desses números, a prevenção continua sendo o melhor remédio, sobretudo porque em cerca de 70% dos casos o câncer é causado pela exposição indevida a fatores de risco que poderiam ser evitados, principalmente entre crianças e adolescentes. Segundo especialistas do hospital, o cigarro é responsável por cerca de 35% dos tumores; o álcool por 15%; a exposição indevida ao sol, por 10% e as bactérias ou vírus, como o HPV, por 10%.

Tumores mais freqüentes

O kit Educação em Câncer é composto por cinco manuais, cartazes, folhetos e duas fitas de vídeo com dicas de prevenção e sintomas. No vídeo ‘O que é câncer’, entrevistas com os pesquisadores Luiz Fernando Lima Reis e Ricardo Brentani são ilustradas com gráficos e informações sobre a doença, fatores de risco e sua incidência no Brasil.

O outro vídeo, Tipos de Câncer, enfoca quais os tumores mais freqüentes: câncer de boca, laringe e faringe, tireóide, colo do útero, estômago, mama, pele, próstata, pulmão e infantis, como o retinoblastoma e a leucemia.

SERVIÇO

Todo material contido no kit pode ser visto nos sites do projeto Saúde Brasil (www.saudebrasilnet.com.br) e do Hospital do Câncer (www.ecancer.org.br), que tem um Centro de Apoio para esclarecer dúvidas

Da Agência Fapesp/Da Agência Imprensa Oficial/ L.S.