Pesquisa: Fapesp lança Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação

Livro é a terceira edição da série iniciada em 1998 e publicada pela Fundação a cada três anos

seg, 09/05/2005 - 17h10 | Do Portal do Governo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp, convida para entrevista coletiva na próxima terça-feira, dia 10, às 12 horas, para o lançamento da publicação Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo – 2004. O presidente da Fapesp Carlos Vogt, autor de um dos capítulos, e os autores dos demais estarão presentes.

O livro é a terceira edição da série iniciada em 1998 e publicada pela Fundação a cada três anos. Por meio de organização inédita de dados obtidos por instituições especializadas em CT&I no Estado de São Paulo, no País e em diversos países, a obra, em dois volumes, apresenta análises com o objetivo de municiar instituições, legisladores e planejadores para a formulação de políticas e tomada de decisões na área.

A edição 2004 é dividida em capítulos temáticos agrupados em três grandes categorias: indicadores de insumo (dispêndios públicos e privados, recursos humanos em ciência e tecnologia e panorama do ensino superior); indicadores de produto (produção científica, produção tecnológica, comércio de produtos de alta tecnologia e empresas inovadoras); e indicadores de impactos socioeconômicos e culturais de C&T em setores específicos, como o de saúde, o de tecnologias da informação e sobre a opinião pública.

Os Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo – 2004 constróem um panorama sobre a situação atual da produção científica e tecnológica do Estado no período de 1998 a 2002 e procuram oferecer elementos para explicar a evolução do setor. Os dados estaduais são sempre acompanhados de comparativos a outras unidades da Federação, ao Brasil e a outros países.

Os indicadores mostram, por exemplo, um crecimento de 54% da produção científica brasileira entre 1998 e 2002, bem superior ao crescimento médio da produção mundial, 9%. Nesses números vê-se uma elevada concentração regional: em 2002, a taxa de crescimento da produção paulista, 63%, foi superior à brasileira. São Paulo é responsável por 54% da produção nacional. Os dados sobre comércio exterior mostram que entre 1998 e 2002, a participação dos produtos de alta tecnologia nas exportações do Estado situou-se entre 25% e 30%, enquanto a do Brasil ficou entre 15% e 20%. A preparação do novo volume envolveu pelo menos 40 especialistas provenientes de instituições de ensino e pesquisa paulistas sob a coordenação da FAPESP. A edição 2004 dos Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo está disponível em versão impressa e no www.fapesp.br/indicadores.

A série é inspirada no modelo das principais publicações internacionais de referência, como os relatórios da National Science Foundation (NSF), Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), entre outras.