Pesquisa Fapesp: Inovação reduz tempo gasto na avaliação de substâncias de amostras

Esse mecanismo permite fazer a leitura em todos os comprimentos de onda

ter, 11/03/2003 - 17h25 | Do Portal do Governo

Em menos de cinco segundos, é possível detectar a presença de algas na água potável ou avaliar se um medicamento contém exatamente os compostos anunciados, como vitaminas ou cafeínas, além de saber a quantidade de cada um deles.

A rapidez resulta de uma inovação chamada de varredura espectral, desenvolvida para os espectrofotômetros, instrumentos que fazem a análise química por meio da interação da radiação eletromagnética com a matéria. Esse mecanismo permite fazer a leitura em todos os comprimentos de onda, na faixa do espectro que vai do ultravioleta ao infravermelho, enquanto os outros equipamentos só atuam em um único comprimento de onda.

O desenvolvimento dessa tecnologia colocou a Femto, uma empresa familiar instalada em São Paulo, na disputa por um mercado antes ocupado apenas pelas multinacionais. Entre outras aplicações, o instrumento vai atender à crescente demanda da indústria de fármacos, setor hoje bastante pressionado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão do Ministério da Saúde, para um controle eficiente da estabilidade dos princípios ativos dos medicamentos.

Confira a entrevista completa na Revista Pesquisa Fapesp.