Pesquisa: Fapesp dá início ao projeto ‘Genoma Funcional do Boi’

Objetivo é desenvolver produtos e tecnologias para aumentar a produção bovina

seg, 05/05/2003 - 15h51 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 7, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Central Bela Vista Genética Bovina anunciarão o início do projeto Genoma Funcional do Boi, a primeira iniciativa brasileira na área.

Desenvolvido em parceria com a empresa Central Bela Vista Genética Bovina, no âmbito do Programa Parceria para Inovação Tecnológica da FAPESP, PITE, o projeto abre novas oportunidades de pesquisa e avança na forma de desenvolver estudos em Genômica, pois realizará, simultaneamente, o seqüenciamento e a análise funcional de genes visando à sua aplicação.

O objetivo é identificar genes que possam ser utilizados para desenvolver produtos e tecnologias para aumentar a produção bovina, procurando melhorar a qualidade da carne, a eficiência reprodutiva dos animais e a resistência do rebanho.

O lançamento acontece com do secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, José Carlos de Souza Meirelles.

O Brasil é o terceiro maior exportador mundial de carne bovina, atrás apenas da Austrália e dos Estados Unidos. Com um rebanho de 170 milhões de cabeças, as vendas em 2002 renderam ao país US$ 1,086 bilhão.

Criado a pasto, o boi brasileiro ganhou prestígio lá fora principalmente após a crise da ‘vaca louca’ na Europa e na Ásia. De 1999 para cá, as vendas para o mercado externo saltaram de 291 mil toneladas para 635 mil toneladas. Este ano, o país deverá abater cerca de 35,5 milhões de cabeças e produzir 7,4 milhões de toneladas de carne.

Estima-se que a cadeia produtiva da carne bovina, incluindo insumos, produção animal, indústria, comércio e serviços, seja responsável por cerca de 7 milhões de empregos no país. As tendências são promissoras: com custos baixos, preços competitivos e clima que permite produzir boi o ano inteiro, o Brasil reúne as condições ideais para conquistar a liderança do mercado mundial de carne vermelha.


Genoma Funcional do Boi
Local: Sede da FAPESP, r. Pio XI, 1.500, Alto da Lapa
Data e horário: Dia 07 de maio, quarta-feira, às 10 horas
Horário previsto da entrevista coletiva: 12 horas
Participam: Carlos Vogt, presidente da FAPESP, José Fernando Perez, diretor científico, Luiz Lehmann Coutinho, coordenador do projeto e Jovelino Mineiro, presidente da Central Bela Vista Genética Bovina