Pesquisa: Fapesp cria banco de dados referencial sobre ciência, tecnologia e informação

Informações estarão disponíveis em site que será lançado nesta segunda-feira, dia 18

seg, 18/10/2004 - 9h43 | Do Portal do Governo

A Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo – FAPESP – lança nesta segunda-feira, dia 18, um serviço que tem tudo para se tornar referência. Trata-se do FAPESP.Indica (www.fapesp.br/indicadores), um site sem equivalente no Brasil e que deverá ajudar pesquisadores, gestores e outros interessados na consulta de informações para a produção e análise de indicadores de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

‘O FAPESP.Indica representa uma facilitação muito importante para o pesquisador e o interessado no desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil’, disse Carlos Vogt, presidente da FAPESP e vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

‘Muitos dizem que no Brasil não existem dados confiáveis sobre a produção científica e tecnológica do pais, o que é um engano. Existe sim uma variedade de sistemas de informação especializados, mas o que não se dispunha é de um tratamento inteligente e uma sistematização desses dados, que vêm de fontes as mais variadas’, lembra Regina Gusmão, coordenadora executiva do projeto de indicadores de ciência, tecnologia e inovação da FAPESP.

‘O serviço se fundamenta na seleção e sistematização de fontes primárias e documentais de dados existentes, facilitando ao usuário a identificação e o acesso às mesmas’, explica Regina. Segundo ela, a sistematização e o estabelecimento das tipologias adotadas para a classificação das informações cadastradas nas bases de dados do serviço foram a parte mais difícil para ser desenvolvida, em trabalho realizado conjuntamente com a auxiliar de pesquisa Cecília Diaz Isenrath, da Universidade Estadual de Campinas, responsável pelo desenvolvimento do sistema.

Outro destaque do FAPESP.Indica é a cobertura internacional. No Brasil, há muito pouca informação sobre as fontes de produção de dados científicos em outros países. ‘O pesquisador precisa saber onde estão essas fontes e como fazer para acessá-las’, acredita Regina.

O novo serviço supre a lacuna ao trazer uma cobertura que abrange dezenas de países, divididos regionalmente ou em blocos como a União Européia (UE) ou a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). ‘Essa abrangência internacional representa um passo importante para a organização de um conjunto de informações relativas a outros países e cenários que permitirão uma visão mais crítica para o desenvolvimento do setor no Brasil’, diz Vogt.

O FAPESP.Indica está dividido em três áreas. A primeira é a Indica.Org, um banco de dados referencial com informações sobre instituições, programas, portais e serviços de informação que produzam, processem ou difundem estatísticas, documentos técnicos ou indicadores de CT&I. São links para mais de 2,3 mil entidades, entre elas 1,2 mil de outros países.

As referências estão distribuídas em categorias como órgãos de gestão, agências de fomento, institutos de estatística e informação em C&T, agências reguladoras, instituições de ensino superior, institutos de pesquisas e associações de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Há ainda links para 180 programas tecnológicos e fundos, e outros 220 para portais e serviços de recuperação de dados on-line.

A segunda área é a Indica.Bib, uma base de dados referencial que contém registros bibliográficos das principais publicações, documentos técnicos e bases de dados on-line relativas a indicadores de CT&I, editados por entidades nacionais e internacionais que atuam no setor. Disponibiliza links para cerca de 700 fontes documentais, incluindo relatórios de indicadores de C&T, estatísticas socioconômicas, enquetes e pesquisas amostrais, manuais e metodologias de apoio, classificações, guias de entidades de P&D e revistas especializadas.

A terceira área do novo site é a Indica.Tab, um banco com acesso direto a uma seleção de tabulações consolidadas e pré-formatadas relativas aos principais indicadores de CT&I para o Estado de São Paulo, Brasil e algumas comparações internacionais, indexados por variáveis diversas, como tema e tipo de indicador, fonte dos dados primários ou período de cobertura. São mais de 650 tabelas e gráficos cobrindo temas como recursos financeiros e humanos disponíveis em P&D, produção científica, atividade de patenteamento, empresas inovadoras e transferência de tecnologia.

Da Agência FAPESP