Pesquisa: Fapesp anuncia parceria para projeto de seqüenciamento genético do eucalipto

nd

qui, 29/11/2001 - 18h17 | Do Portal do Governo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, anuncia na próxima segunda-feira, 3 de dezembro, a formação de um consórcio para o financiamento de parte do projeto de seqüenciamento do genoma de árvores de eucalipto (ForESTs: Eucalyptus Genome Sequencing Project Consortium). A pesquisa, que está sendo realizada pelo projeto Genomas Agronômicos e Ambientais da Fapesp, terá a parceria das empresas Votorantim, Ripasa, Suzano e Duratex.

O projeto será desenvolvido no âmbito do programa Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), da Fapesp. O objetivo é decifrar a origem dos problemas que comprometem o desenvolvimento do eucalipto por meio da análise funcional dos genes da madeira, raízes, folhas e flores da planta.

O eucalipto é utilizado pelas indústrias de polpa, papel e celulose, desde a década de 40, e está perfeitamente adaptado às condições climáticas brasileiras. A indústria florestal que utiliza o eucalipto como matéria-prima representa cerca de 4% do Produto Interno Bruto, 8% das exportações brasileiras e emprega aproximadamente 150 mil pessoas. Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de polpa e papel de eucalipto e os produtos nacionais ganharam padrão internacional de qualidade. As empresas que integram o consórcio acreditam que a biologia molecular é a ferramenta que pode acelerar o processo de conquista de novos mercados.

Data: 3 de dezembro, segunda-feira
Horário: 12 horas
Local: sede da FAPESP, rua Pio XI, 1.500, Alto da Lapa