Pesquisa: Convênio da Fapesp traz professores americanos para participarem de projetos temáticos

Inscrições podem ser feitas até último dia de agosto

sex, 29/07/2005 - 20h54 | Do Portal do Governo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Comissão Fulbright assinaram, em 2004, convênio para trazer ao Brasil professores/pesquisadores dos Estados Unidos para participação em Projetos Temáticos e/ ou nos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) financiados pela FAPESP.
Em sua primeira edição, o programa tem como objetivo destacar no meio universitário e de pesquisa estadunidense a atuação do Brasil e do Estado de São Paulo na ciência e na tecnologia. O programa pretende estabelecer novas linhas de pesquisa no âmbito dos projetos temáticos e/ ou Cepid.

O novo prazo para envio das candidaturas, que devem ser apresentadas pelo professor visitante ao Council of International Exchange of Scholars (Cies), encerra-se em 31 de agosto. As visitas poderão ter duração mínima de 2 meses por até 4 meses, com início em agosto de 2006. Projetos em todas as áreas de conhecimento nas quais a FAPESP possui um projeto Temático ou Cepid terão preferência para apoio.

Entre os itens financiáveis estão a passagem aérea até a instituição visitada, estipêndio mensal de US$ 4.000 e auxílio mudança e compra de livros no valor de US$ 1.450.

Comunicação Fapesp

F.C.