Pesquisa: Combate natural na terra cultivada

Fungos predadores de vermes danosos a várias culturas podem ser produzidos em escala

qui, 08/08/2002 - 18h50 | Do Portal do Governo

Fungos predadores de vermes danosos a várias culturas podem ser produzidos em escala

Um coquetel de cinco fungos pode se tornar em breve um importante aliado no combate a uma das pragas mais danosas ao cultivo de flores e hortifrutigranjeiros: os nematóides de galha Meloidogyne spp.), vermes parecidos com minhocas. Eles se instalam nas raízes das plantas e causam alterações visíveis na forma de caroços chamados de galhas, que reduzem a absorção e o transporte de água e de nutrientes para a planta, comprometendo ou, em casos extremos, até mesmo inviabilizando a cultura.

O agrônomo Jaime Maia dos Santos, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal, comprovou que alguns fungos, encontrados normalmente no solo e inofensivos às culturas, se crescidos num preparado especial de arroz, transformam-se num poderoso predador natural desse tipo de nematóide. ‘Com o coquetel, podemos pensar em fazer o controle biológico dessas pragas, sem recorrer a produtos químicos para matar os nematóides’, comenta Santos, que, se arrumar um parceiro comercial, deve passar a produzir em escala o seu preparado de fungos nematófagos, de olho no crescente mercado da agricultura orgânica.

É verdade que ainda não se pode dizer que o coquetel é a salvação da
lavoura em termos de combate aos nematóides de galha. Eles atacam desde plantas como feijoeiro até árvores como a seringueira. Os maiores prejuízos são causados nas espécies vegetais que demoram cerca de 90 a 100 dias para crescer e produzir, as chamadas culturas de ciclo curto, como tomate, alface, pepino, melão e flores em geral. Isso porque, por enquanto, o produto mostrou-se eficaz apenas quando aplicado em locais onde o cultivo ocorre em
estufas. ‘Em plantações a céu aberto, em que a temperatura e umidade
variam muito, o coquetel não se deu bem’, afirma Santos, cujas pesquisas são financiadas pela FAPESP em dois projetos.

Flores e hortaliças

Outra restrição, temporária na visão dos cientistas: até agora, o preparado contra os nematóides só obteve pleno sucesso no cultivo do crisântemo (Dendranthema grandiflora). Experimentos feitos em culturas de algodão e laranja, que são costumeiramente atacadas por espécies de vermes semelhantes aos nematóides de galha, indicam que o coquetel ainda não alcançou o efeito esperado. ‘Mas acreditamos que o controle biológico vai funcionar em plantas ornamentais e hortaliças em geral’, diz o agrônomo.
‘Tanto que iniciamos testes em estufas e a céu aberto com outras espécies de flores e tomates.’

Da Revista Pesquisa Fapesp