Pesquisa: Células-tronco podem recompor medula espinhal lesada

Técnica desenvolvida no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas utiliza células-tronco para recompor células de medula lesada

sex, 21/06/2002 - 11h22 | Do Portal do Governo

Uma técnica desenvolvida pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) da Faculdade de Medicina da USP aponta uma possível cura para lesões na medula espinhal. As lesões, cuja principal causa é a traumática, têm como conseqüência possível a paraplegia – mal que ainda não tem cura.

A medula espinhal é responsável pela transmissão de impulsos nervosos entre o cérebro e os órgãos do corpo humano, permitindo a mobilidade e a sensibilidade. Suas células, diferentemente do que ocorre em outros tecidos, não apresentam, por vários motivos, a capacidade de regeneração. Com isso, a medula pode não recuperar suas funções após uma lesão, ocasionando a perda dos movimentos e da sensibilidade.

O projeto de pesquisa proposto, coordenado pelo Professor Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho e pela Dra. Erika Barros, consiste na utilização de células-tronco para repor as células da medula lesada. As células-tronco, oriundas da medula óssea, estão presentes no indivíduo adulto e mantêm a capacidade de se diferenciar em outros tipos de células se necessário. Do paciente incluído no projeto serão mobilizadas e extraídas estas células que, após concentradas, serão reinjetadas no local da lesão. Espera-se que as células-tronco se diferenciem e recomponham a medula espinhal, restabelecendo sua função.

O uso de células-tronco no tratamento da lesão medular é inédito. Em outros centros, os preparados destas células estão sendo testados para o tratamento de males como lesões cardíacas, infartos e a doença de Alzheimer. Além de ser uma técnica inédita, ela tem outro fator de destaque. ‘Como usaremos células de uma mesma pessoa, não se corre o risco de haver rejeição’, afirma Erika. Outro elemento que favorece o andamento da pesquisa é o sucesso em experiências semelhantes realizadas em animais, nos quais as células-tronco cumpriram a função que era esperada.

Apesar destes fatores, a doutora Erika adverte que não se pode criar falsas expectativas. ‘A pesquisa está apenas em sua fase inicial, e serão necessários anos para saber se estamos no caminho certo’, comenta. Segundo a médica, o prazo mínimo para a observação de resultados positivos da técnica é de cinco anos.

Atualmente, o IOT selecionou 30 pacientes para serem incluídos no grupo de estudo. Sete destes já tiveram o preparado de células-tronco extraído do organismo, aguardando agora o processo da ‘reinjeção’. Deste grupo do IOT, a paciente mais conhecida é a treinadora de ginástica Georgete Vidor, que se tornou paraplégica após um acidente automobilístico, em 1997.

Mais informações pelo telefone (0xx11) 3069-6888.

Da Agência de Notícias da USP