Pesquisa: Brasileiro consome cinco quilos de tomate por ano

Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp lançou um site sobre o assunto

seg, 15/03/2004 - 10h35 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unicamp
Por Isabel Gardenal

Não bastassem os benefícios que o tomate traz à saúde, nas mesas brasileiras ele é prato habitual. Sua culinária é variada e bem apreciada. O nome original, do italiano pomodoro, migrou para um sentido mais erotizado na língua francesa: “pomme d’ amour” (fruto do amor).

Fato é que o tomate é a hortaliça mais importante do mundo. Eis a razão por fazer desta temática um espaço privilegiado no site Tomates, lançado oficialmente na última quinta-feira, na Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp. O novo site, no ar experimentalmente desde o dia 14 de janeiro, divulga os resultados de pesquisas, além de disponibilizar artigos técnicos e textos informativos relacionados à cadeia produtiva do tomate.

No Brasil, as estatísticas apontam que são consumidos cinco quilos desse produto por pessoa anualmente. “É um número considerável. Também nos situamos entre os ‘top ten’ na produção mundial”, resume Paulo Koch, gerente mundial de produtos da Sakata Seed Corporation.

Koch esteve ministrando uma palestra na Feagri e, ao mesmo tempo, para participar do lançamento do site. Assim como ele, outros pesquisadores foram prestigiar o evento, organizado pelo professor Marcos David Ferreira. Koch abordou “o negócio chamado tomate”, “o futuro do tomate” e o “marketing do produto”.

“A iniciativa valoriza este canal e indica um caminho para a pesquisa científica na Universidade”, afirma Rubens Maciel Filho, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários. “Será uma vitrine para a sociedade se espelhar”, elogia.

Coquetel festivo

Broschetta de tomate, pães com tomate, suco de tomate e esfiha de tomate. Elementos à base de tomate foram preparados com esmero por Carlos Balderi, mestre que confeccionou um coquetel especialmente para a ocasião. “Se depender de empenho, as pessoas vão apreciar mais ainda a culinária do tomate”, estimula. Balderi, sem saber, confirmava trechos da palestra de Koch sobre o valor do tomate na culinária.

Mais informações podem ser obtidas no site www.unicamp.br
V.C.