Pesquisa: Biota/Fapesp comemora cinco anos com exposição fotográfica

Mostra traz informações sobre a Mata Atlântica e o Cerrado, os dois grandes biomas paulistas

qua, 26/05/2004 - 17h25 | Do Portal do Governo

O Programa Biota/Fapesp completa cinco anos e celebra a Semana Internacional do Meio Ambiente com a exposição Biodiversidade do Estado de São Paulo: Cores e Sombras, que será aberta no dia 1º de junho, no Centro Cultural Citibank, na avenida Paulista.

A mostra traz informações sobre a Mata Atlântica e o Cerrado, os dois grandes biomas paulistas. Textos didáticos, mapas e imagens de satélites revelam a situação atual e a distribuição espacial dos ambientes aquáticos, dos centros urbanos e da vegetação nativa remanescente nessas áreas. O público conhecerá os ecossistemas a partir do mar, como se seguisse do litoral ao interior do estado.

Até janeiro de 2005, a exposição será levada para outras regiões da cidade de São Paulo, em unidades do Serviço Social do Comércio, SESC, em Itaquera e Interlagos, e para alguns municípios do estado, como Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Bertioga.

A exposição Biodiversidade do Estado de São Paulo: Cores e Sombras é realizada em parceria com a Editora Horizonte Geográfico e o SESC, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, e do Citigroup, e patrocínio da Natura Cosméticos.

Biota – o Instituto Virtual da Biodiversidade

O Biota-Fapesp, Instituto Virtual da Biodiversidade, tem como objetivo fazer o levantamento e a caracterização da biodiversidade do Estado de São Paulo. Os pesquisadores de mais de 50 projetos do programa padronizam amostras, produzem e armazenam informações relevantes para a conservação e o uso sustentável da natureza para entender os processos que geram e mantêm a biodiversidade, assim como aqueles que podem resultar na sua redução.

O programa BIOTA subsidia estratégias públicas de planejamento ambiental e envolve mais de 400 profissionais de instituições de pesquisa do Estado de São Paulo. Outros 70 pesquisadores de outros estados e aproximadamente 50 pesquisadores do exterior também participam dos projetos.

Uma nova rede, a BIOprospecTA, foi criada para melhor cooperação e integração de pesquisadores e instituições paulistas ligadas ao BIOTA. O propósito é fazer bioprospecção e ampliar de forma sistemática e organizada o universo de espécies estudadas por meio de bioensaios. O foco da rede será a biodiversidade de São Paulo, abrangendo os microrganismos e a flora e a fauna, terrestre ou aquática, do estado.


Exposição itinerante
– Biodiversidade do Estado de São Paulo: Cores e Sombras
– Inauguração: 1º de junho, às 19h30
– Local: Centro Cultural Citibank, av. Paulista, 1111