Pesquisa: Bate-papo do IPT discute implementação do Programa 5S

Chat será na próxima terça-feira, dia 8, a partir das 11 horas

sex, 04/11/2005 - 18h20 | Do Portal do Governo

A implementação do ‘Programa 5S’, criado nos anos 50, tem por objetivo aperfeiçoar o ambiente de trabalho e aumentar eficiência. No Bate-Papo do IPT

O ‘Programa 5S’ foi criado em 1950 no Japão, a partir de ensinamentos do pós-guerra. O objetivo é aperfeiçoar o ambiente de trabalho onde as pessoas passam boa parte de seus dias. Implementá-lo no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, segundo os responsáveis pelo projeto, é questão de adequação competitiva à modernidade. Outras instituições de pesquisa nacionais já implementaram este programa, como é o caso do Itep, o Instituto Tecnológico de Pernambuco.

O IPT é a primeira instituição brasileira em seu porte – quase 1500 profissionais – e diversidade de áreas de atuação a implementá-lo.

No próximo dia 11 de novembro haverá um ‘Dia D’ em que a casa estará fechada para a arrumação, descarte e limpeza gerais. Será um pontapé inicial para estimular a reflexão e a conscientização. Depois disso, a vida continua em um novo ambiente, mais limpo e organizado, melhorando as condições de trabalho e os relacionamentos profissionais.

Cada ‘S’ do programa vem de uma palavra japonesa começada com esta letra. Assim, ‘Seiri’ significa descarte; ‘Seiton’, organização; ‘Seiso’, limpeza; ‘Seiketsu’, saúde e segurança; ‘Shitsuke’, sistematização.

Serviço
Bate-papo do IPT
08/11/2005, às 11 horas, no endereço www.ipt.br/tecnologia/chat

11 de novembro: Dia D, 5S no IPT
Marcos Tadeu Pereira – Diretor Técnico do IPT. Engenheiro, Mestre e Doutor em Engenharia Mecânica. Professor da Escola Politécnica da USP.

Assessoria de Imprensa do IPT