Pesquisa: Bate-papo do IPT debate ameaça dos desastres naturais na Terra

Chat será nesta terça-feira, dia 22, a partir das 11 horas

seg, 21/11/2005 - 17h45 | Do Portal do Governo

Desastres naturais ameaçam vida na Terra. Mudanças climáticas, induzidas ou não pela atividade humana, podem potencializá-las. Confira no bate-papo do IPT

Enchentes, secas, deslizamentos, erosões, tremores de terra, furacões, a lista de ameaças é grande. Esses eventos têm mesmo causas exclusivamente naturais? É possível identificar a tênue fronteira em que as atividades humanas muito diversificadas podem interferir ou estimular sua ocorrência?

Estas são algumas questões muito complexas, as respostas não menos. Elas estarão em foco no próximo Bate-Papo Programado promovido pelo IPT, ao vivo, no www.ipt.br/tecnologia/chat.

O pesquisador Agostinho Ogura, da Divisão de Geologia do Instituto, dará respostas a partir de uma ampla experiência acumulada em décadas de estudos teóricos e de campo no Estado de São Paulo e em outras regiões do País.

AGENDA
22/11/2005, às 11 horas
Desastres naturais e mudanças climáticas
Agostinho Tadashi Ogura – Pesquisador do IPT, na Divisão de Geologia, desde 1982. Graduado em Geologia pelo Instituto de Geociências (Igc) da USP, 1981. Especialização em desastres naturais no Japão.

Assessoria de Imprensa do IPT