Pesquisa: Bactéria que ataca uva tem 98% dos genes que infecta a laranja

A matéria foi divulgada na Revista da Fapesp

ter, 25/03/2003 - 17h58 | Do Portal do Governo

Comparar o conjunto de genes de dois organismos é um recurso hoje muito empregado na busca das individualidades de cada ser. Num trabalho publicado na edição de fevereiro da revista científica Journal of Bacteriology , uma equipe de pesquisadores paulistas confrontou os genomas de duas variedades da bactéria Xylella fastidiosa – uma que causa a Clorose Variegada dos Citros (CVC) na laranja e outra que desencadeia a doença de Pierce na videira – e viu que as duas linhagens são extremamente parecidas: 98% dos genes do patógeno da uva são compartilhados com o agente infeccioso dos citros, e as proteínas produzidas pelas duas são quase idênticas (semelhança de 95,7% em média).

A Xylella da videira tem 2.066 genes, dos quais apenas 51 não estão presentes na bactéria da laranja, que é ligeiramente maior, com 2.249 genes.

Tal grau de semelhança levou os cientistas à conclusão de que ambos os patógenos provavelmente lançam mão do mesmo conjunto de genes para infectar e causar doenças em suas respectivas vítimas. ‘As funções metabólicas das duas linhagens são idênticas e permitem traçar uma estratégia convergente em termos de genoma funcional’, afirma Marie-Anne Van Sluys, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, coordenadora da equipe que escreveu o artigo. Isso quer dizer que, na maioria dos casos, basta entender o papel dos genes em uma das bactérias para se deduzir a sua função na outra cepa de Xylella .

Em termos práticos, se, por exemplo, for descoberta uma forma de controle da infecção que leva à CVC, o popular amarelinho, esse conhecimento provavelmente será útil ao desenvolvimento de uma estratégia semelhante contra a doença de Pierce – e vice-versa.

Leia a matéria completa no site da