Pesquisa: Artesp revela que uso do cinto de segurança nas rodovias ainda é insatisfatório

Estudo envolveu 97.373 veículos; desses, 90% dos motoristas utilizam o equipamento

sex, 14/10/2005 - 11h37 | Do Portal do Governo

Enquanto 85% dos passageiros utilizam o cinto no banco dianteiro, apenas 33% fazem uso do equipamento de segurança no banco traseiro

A ARTESP (Agência dos Transportes do Estado de São Paulo) realizou uma pesquisa sobre o uso de cinto de cinto de segurança nos 3,5 mil quilômetros de rodovias concedidas de São Paulo. A amostra foi de 97.373 veículos e o resultado servirá para orientar ações de educação no trânsito e fiscalização.

A pesquisa identificou que 90% dos motoristas utilizam cinto de segurança. Mas em alguns pontos, como no km 252 da SP-350, no município de Itobi, o índice de uso é de apenas 27,5%. Enquanto 85% dos passageiros utilizam o cinto no banco dianteiro, apenas 33% fazem uso do equipamento de segurança no banco traseiro. Mesmo onde foi observado maior uso do cinto no banco detrás, caso da SP-270, no trecho de Alambari, o índice ainda é baixo, 43%.

‘Essas pesquisas são ferramentas fundamentais para direcionar as ações de segurança e identificar em que locais as campanhas que incentivam o uso do cinto devem ser reforçadas’, conclui Ulysses Carraro, Diretor Geral da ARTESP.

A mesma pesquisa identificou ainda o transporte de crianças em veículos de passeio e se as mesmas usavam cinto de segurança. Embora 89% das crianças estivessem no banco traseiro, apenas 20% destas usavam cinto.

ARTESP – Assessoria de Imprensa