Pesquisa: Arqueólogos visitam primeira construção brasileira

Evento em São Vicente faz parte do projeto Universidade de Verão, da Unesp

ter, 27/01/2004 - 17h21 | Do Portal do Governo

Nesta terça, dia 27, em São Vicente (SP), o arqueólogo espanhol Jaime Coll, diretor de um dos mais importantes espaços arqueológico da Espanha, o Museu Nacional de Cerâmica González Martí, sediado em Valência, e a arqueóloga da UNESP de Presidente Prudente Ruth Kunsly, farão uma visita à construção que é considerada a primeira erguida no Brasil: uma parede datada de 1516. A visita ocorrerá durante a programação do projeto Universidade de Verão que a UNESP (Universidade Estadual Paulista) realiza no município de São Vicente.

A parede está localizada no Museu de Ciências da Natureza José Bonifácio de Andrada e Silva. A visita será acompanhada por alguns alunos que participam de cursos nesta área oferecidos pela Universidade de Verão.

Jaime Coll Conesa é Doutor pela Universidade de Baleares/Mallorca. Sua tese foi premiada no biênio 88/90. Trabalhou como professor convidado do Departamento de Pré-história e Arqueologia da Universidade de Valêcia/Espanha, entre 1990 e 1999.

Tem trabalhos publicados em revistas científicas voltadas para a arqueologia em diversas partes da Espanha, na Itália e em Portugal. É Presidente da Asociación de Ceramología e secretário da Sección de Arte de la Sociedad Española de Cerámica y Vidrio (CSIC). Dirigiu e realizou escavações de sítios arqueológicos Pré-Históricos da Idade do Bronze e do Ferro, de sítios de arqueologia clássica e de sítios de arqueologia medievais e modernos. Desde julho de 1998 é o diretor do Museu Nacional de Cerâmica González Martí, sediado em Valência e subordinado ao Ministério da Cultura espanhol.

Data: Terça-feira, dia 27
Horário: 18 horas
Local: Museu de Ciências da Natureza – R. Martin Afonso, 24 – Biquinha – São Vicente

Da assessoria de imprensa da Unesp
C.A.