Pesquisa: ANTP reafirma preferência pelo Metrô entre sistemas de transporte coletivo

Para 93% da população da Grande São Paulo, sistema de transporte é excelente/bom

ter, 20/01/2004 - 15h21 | Do Portal do Governo

O Metrô é o sistema de transporte coletivo preferido na avaliação tanto dos usuários como da população da Grande São Paulo. Tradicionalmente líder na pesquisa ‘Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo’, realizada, desde 1985, pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), o Metrô melhorou ainda mais sua performance, passando de 90%, em 2002, para 93%, em 2003, no percentual de usuários que o consideram excelente/bom.

A pesquisa anual da ANTP, divulgada nesta terça-feira, dia 20, constatou, com dados obtidos no período de outubro a novembro de 2003, pela LPM – Levantamentos e Pesquisas de Marketing, que o Metrô só é superado, na avaliação total dos transportes urbanos, pelo carro particular, que conseguiu 97% das preferências, em 2003, ampliando o percentual de 2002, que era de 96%.

A enquete, domiciliar, entrevistou 2000 pessoas, constituindo uma amostra probabilística representativa da população, a partir de 16 anos e de todas as classes sociais, dos 39 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.

As quatro linhas do Metrô foram muito bem avaliadas

Todas as quatro linhas do Metrô foram muito bem avaliadas na pesquisa da ANTP. Três apresentaram crescimento do percentual de excelente/bom, na opinião dos usuários: a Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) passou de 91%, em 2002, para 94%, em 2003; a Linha 2-Verde (Vila Madalena-Ana Rosa), de 91% para 93%; e a Linha 3-Vermelha (Barra Funda-Itaquera), de 83% para 88%. A Linha 5 – Lilás (Capão Redondo – Largo Treze), de implantação recente e integrando pela primeira vez a pesquisa, obteve 88% de excelente/bom.

Além do Metrô e do carro particular, a pesquisa da ANTP avaliou a imagem dos seguintes sistemas de transporte (em ordem decrescente de % de excelente/bom para os usuários): corredor de ônibus metropolitano São Mateus-Jabaquara; linha C de trem; trem Expresso Leste; ônibus metropolitano e lotação regulamentada; trem em geral; e, por último, lotação não regulamentada.

Expansão do Metrô

Com 57,6 km de extensão, na operação comercial de suas quatro linhas existentes [duas já implantadas integralmente, a 1(Norte-Sul) e a 3 (Leste-Oeste), e duas com projeto parcial, a 5 e 2, que será prolongada, proximamente, entre Ana Rosa e Imigrantes, na região do Ipiranga], o Metrô iniciará, ainda neste primeiro trimestre de 2004, a construção da Linha 4-Amarela, que ligará, com 12,8 km, em subterrâneo, Vila Sônia, entre os bairros do Morumbi e Butantã à estação Luz, no centro da capital.

O traçado da nova linha, que, quando concluída, deverá transportar diariamente cerca de 1 milhão de passageiros, passa pelas proximidades da Cidade Universitária da USP, sob o rio Pinheiros, avenidas Rebouças e Consolação, praça da República e bairro da Luz. A Linha 4 se integrará diretamente com as linhas 1, 2 e 3, respectivamente, nas estações Luz, Paulista/Consolação e República.

O Metrô chega a transportar atualmente uma média superior a 2,5 milhões de usuários/dia.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)