Pesquisa: Analista da USP cria software para ensino a distância

Sistema possibilita a realização de outros encontros, cursos, palestras e videoconferências

ter, 18/10/2005 - 19h10 | Do Portal do Governo

O analista de sistemas Carlos Alberto Seixas desenvolveu software para ensino a distância, utilizado na Escola de Enfermagem da USP, de Ribeirão Preto (EERP), onde trabalha. Pelo programa, os estudantes da instituição assistem aos cursos de graduação e de pós-graduação via Internet. ‘E mais: o produto permite utilização em qualquer área do conhecimento e em qualquer tipo de educação a distância’, assegura Seixas. Ele garante que seu sistema possibilita a realização de outros encontros, além de cursos, como palestras e videoconferências. Pode ser usado em situações em que a pessoa assiste ao mesmo tempo em que se realiza o evento e em cursos gravados para que o usuário veja quando quiser. Dispõe de recursos de chat (bate-papo pela rede virtual).

O programa oferece ao internauta várias ferramentas de auxílio ao aprendizado. Seixas conta que o software permite a apresentação de material didático do curso (em Power Point), apostilas em versão PDF, exercícios para avaliação, com questões abertas ou fechadas (com várias alternativas ou V e F, de verdadeiro ou falso). Há, ainda, recursos de agendamento.

O programa está disponível gratuitamente na Internet desde junho passado, no site www.unicamp.br/nied. No entanto, Seixas recomenda-o às pessoas com habilidade em informática (no sistema Linux) para baixar o aplicativo de forma adequada. Ele conta que há uma centena de interessados no Brasil, de instituições públicas e privadas. Seixas trabalha na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto desde 2002. É profissional da área de informática formado pela Universidade Federal de São Carlos há 10 anos.

Otávio Nunes
Da Agência Imprensa Oficial